Travessia cabralina : temáticas do tempo em João Cabral /

Resumo: Este trabalho realiza uma travessia pela obra de João Cabral de Melo Neto, que vai de Pedra do sona a Andando Sevilha, buscando investigar o ser do tempo e seus desdobramentos no espaço do poema. Além de compreender o tempo, essa leitura da obra tem o intuito de trilhar a experiência poética...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Rosanne Bezerra de., Falleiros, Marcos Falchero., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38290
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho realiza uma travessia pela obra de João Cabral de Melo Neto, que vai de Pedra do sona a Andando Sevilha, buscando investigar o ser do tempo e seus desdobramentos no espaço do poema. Além de compreender o tempo, essa leitura da obra tem o intuito de trilhar a experiência poética de João Cabral, uma poética de negação do lirismo e do sentimentalismo. Apoiada naquilo que ela traz de aussente, a poesia cabralina realiza um longo percurso de luta contra os excessos, estando em permanente busca de uma dorma ideal de poema. Por fim, percebemos, nessa travesssia, o empenho do poeta em estabilizar o tempo na moldura estática do poema contra o seu eterno escoar.