O agir docente numa escola inclusiva /

Através deste estudo, procuramos lançar um olhar sobre o agir docente numa escola que contempla uma proposta educacional inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais. O trabalho envolveu uma revisão da literatura a respeito do tema investigado, a análise de documentos e a realização...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbosa, Vera Lúcia de Brito., Martins, Lúcia de Araújo Ramos., Ramalho, Betânia Leite., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-249392022-10-05T10:32:10Z O agir docente numa escola inclusiva / Barbosa, Vera Lúcia de Brito. Martins, Lúcia de Araújo Ramos. Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação especial - Natal (RN) - Dissertação. Prática pedagógica - Escola inclusiva - Natal (RN) - Dissertação. Necessidades educacionais especiais - Dissertação. Educação - Dissertação. Através deste estudo, procuramos lançar um olhar sobre o agir docente numa escola que contempla uma proposta educacional inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais. O trabalho envolveu uma revisão da literatura a respeito do tema investigado, a análise de documentos e a realização de um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental, da cidade de Natal-Rn, em 2000 e 2001, no qual utilizamos uma abordagem qualitativa associada a aspectos quantitativos e as técnicas da observação livre e da entrevista. Diante da investigação empreendida, podemos afirmar que a inclusão escolar é um direito assegurado, uma forma de respeito às diferenças, resultando não apenas de dispositivos legais e de documentos educacionais, mas de todo um esforço que visa a possibilitar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos n a escola. Não é tarefa fácil, mas é possível, pois é uma realidade vivenciada na escola pesquisada, requerendo - entre outros aspectos - crença nas possibilidades dos educandos, respeito à heterogeneidade da classe, colaboração entre docentes e discentes, esforços para repensar as atividades e as práticas pedagógicas, assim como um sério investimento na formação inicial e continuada dos profissionais de ensino. 2 2022-10-05T10:32:10Z 2022-10-05T10:32:10Z 2003. Dissertação 376(813.2) B238a DISSERT 38278 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38278 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38278
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description Através deste estudo, procuramos lançar um olhar sobre o agir docente numa escola que contempla uma proposta educacional inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais. O trabalho envolveu uma revisão da literatura a respeito do tema investigado, a análise de documentos e a realização de um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental, da cidade de Natal-Rn, em 2000 e 2001, no qual utilizamos uma abordagem qualitativa associada a aspectos quantitativos e as técnicas da observação livre e da entrevista. Diante da investigação empreendida, podemos afirmar que a inclusão escolar é um direito assegurado, uma forma de respeito às diferenças, resultando não apenas de dispositivos legais e de documentos educacionais, mas de todo um esforço que visa a possibilitar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos n a escola. Não é tarefa fácil, mas é possível, pois é uma realidade vivenciada na escola pesquisada, requerendo - entre outros aspectos - crença nas possibilidades dos educandos, respeito à heterogeneidade da classe, colaboração entre docentes e discentes, esforços para repensar as atividades e as práticas pedagógicas, assim como um sério investimento na formação inicial e continuada dos profissionais de ensino.
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