Nas veredas da tradição seridoense : uma introdução à leitura da obra de José Bezerra Gomes /

Resumo: Apresentação de uma leitura geral da obra do poeta e romancista José Bezerra Gomes, destacando fatos da cultura e tradição sertaneja e esclarecendo pontos problemáticos em um dos livros publicados - A Porta e o Vento, a partir de um esboço desta obra, exitente na Fundação José Bezerra Gomes....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Figueirêdo, Franselma Fernandes de., Araújo, Humberto Hermenegildo de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38274
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Apresentação de uma leitura geral da obra do poeta e romancista José Bezerra Gomes, destacando fatos da cultura e tradição sertaneja e esclarecendo pontos problemáticos em um dos livros publicados - A Porta e o Vento, a partir de um esboço desta obra, exitente na Fundação José Bezerra Gomes. Com esta apresentação, busca-se despertar o interesse pela pesquisa no arquivo da referida Fundação, conjeturando assim a verticalização de pesquisas futuras. O objetivo maior é colaborar com os estudos sobre a moderna literatura local, dando assim continuidade a pesquisas cujo objeto de estudo e a produção literária que se seguiu ao período considerado modernista no Rio Grande do Norte. Busca-se também, apontar questões pertinentes na obra deste autor, no que diz respeito à tradição e memória do Seridó, destacando a sociedade patriarcal como principal intermediadora social, reflexo presente na cultura algodoeira. Dentro deste aspecto, insere-se a obra de José Bezerra Gomes no contexto do romance regionalista de 30, vaibilizando uim estudo da cultura seridoense no âmbito da literatura.