O Colégio de educandos artífices : educação popular e o ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte : 1858-1862 /

A primeira tentativa de ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte ocorreu em 1858, pela Lei nº 376, art. 21, Resolução de 9 de agosto do mesmo ano, que ocorreu através de um regulamento que criou o Colégio de Educandos Artífices, destinado ao ensino prático (oficinas) e ao ensino de primeiras...

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Principais autores: Gurgel, Rita Diana de Freitas., Stamatto, Maria Inês Sucupira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-249262022-10-05T10:32:06Z O Colégio de educandos artífices : educação popular e o ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte : 1858-1862 / Gurgel, Rita Diana de Freitas. Stamatto, Maria Inês Sucupira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino profissionalizante - Rio Grande do Norte - Dissertação. Colégio de educandos artífices - Rio Grande do Norte - Dissertação. Educação profissionalizante - Rio Grande do Norte - Dissertação. Educação - Rio Grande do Norte - Dissertação. Educação popular - Rio Grande do Norte - Dissertação. A primeira tentativa de ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte ocorreu em 1858, pela Lei nº 376, art. 21, Resolução de 9 de agosto do mesmo ano, que ocorreu através de um regulamento que criou o Colégio de Educandos Artífices, destinado ao ensino prático (oficinas) e ao ensino de primeiras letras, "somente para o atendimento aos jovens do sexo masculino considerados pobres e desvalidos. O colégio era mantido pelos cofres provinciais, e toda a produção das oficinas era destinada ao consumo pelos educandos, bem como, a venda para a manutenção do estabelecimento. Mediante o levantamento e análise de fontes primárias (leis, decretos, resoluções, regualmentos e relatórios) sobre a educação norte-rio-grandense, buscamos traçar a trajetória da mencionada instituição. Através dessa investigação, podemos constatar que a criação do colégio foi resultados de uma tendência nacional que caminhava mediante as necessidades do modelo de sociedade vigente na segunda metade do século XIX. Contudo, a experiência de ensino profissional norte-rio-grandense teve um curto período de existência. Sua inauguração ocorreu em dezembro de 1859, com perspectivas entusiásticas para o seu funcionamento. Todavia, no ano de 1862, sob nova administração provincial e por questÕes político-econômicas foram enbceradas suas atividades. 2 2022-10-05T10:32:06Z 2022-10-05T10:32:06Z 2002. Dissertação 373.6 G979c DISSERT 38265 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38265 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38265
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description A primeira tentativa de ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte ocorreu em 1858, pela Lei nº 376, art. 21, Resolução de 9 de agosto do mesmo ano, que ocorreu através de um regulamento que criou o Colégio de Educandos Artífices, destinado ao ensino prático (oficinas) e ao ensino de primeiras letras, "somente para o atendimento aos jovens do sexo masculino considerados pobres e desvalidos. O colégio era mantido pelos cofres provinciais, e toda a produção das oficinas era destinada ao consumo pelos educandos, bem como, a venda para a manutenção do estabelecimento. Mediante o levantamento e análise de fontes primárias (leis, decretos, resoluções, regualmentos e relatórios) sobre a educação norte-rio-grandense, buscamos traçar a trajetória da mencionada instituição. Através dessa investigação, podemos constatar que a criação do colégio foi resultados de uma tendência nacional que caminhava mediante as necessidades do modelo de sociedade vigente na segunda metade do século XIX. Contudo, a experiência de ensino profissional norte-rio-grandense teve um curto período de existência. Sua inauguração ocorreu em dezembro de 1859, com perspectivas entusiásticas para o seu funcionamento. Todavia, no ano de 1862, sob nova administração provincial e por questÕes político-econômicas foram enbceradas suas atividades.
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