Correlação clínica e histopatologia em carcinoma epidermóide oral /

O carcinoma epidermóide de boca é uma neoplasia maligna de epitélio de revestimento caracterizada por um curso clínico agressivo. Durante a últiuma década tem aumentado o interesse pelo estudo dos indicadores de prgnótico dessa lesão. O objetivo deste estudo foi investigar a existência de correlação...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pereira, José Carlos., Costa, Antonio de Lisboa Lopes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38008
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O carcinoma epidermóide de boca é uma neoplasia maligna de epitélio de revestimento caracterizada por um curso clínico agressivo. Durante a últiuma década tem aumentado o interesse pelo estudo dos indicadores de prgnótico dessa lesão. O objetivo deste estudo foi investigar a existência de correlação da classificação clínica TNM com gradação histológica de malignidade e localização anatõnica do carcinoma epidermóide oral, com a finalidade de obtermos parâmetros indicadores de prognóstico. Selecionamos 120 casos de carcinoma epidermóide de boca retirados dos arquivos do Hospital Dr. luiz Antonio(Natal-RN). Após a nálise dos prontuários, foram obtidos os dados referentes à classificação clínica TNM, localização anatômica da lesão e graduação histológica de malignidade. A classificação clínica TNM foi realizada pelo serviço Médico e Odontologico do referido hospital de acordo com os parâmetros estabelecidos por HERMANEK, SOBIN, FLEMING(1996) e a graduação histológica de malignidade foi executada por dois patologistas médicos do referido hospital de acordo com os parâmetros estabelecidos por WAHI(1971) publicado pela Organização Mundial da Saúde(OMS). A análise estatística dos dados foi realizada utilizando-se o teste de correlação de Pearson que demonstrou correlação (r=0,2993) estatisticamente entre a classicação clínica TNM e localização anatômica do carcinoma epidermóide oral. Diante destes resultados concluímos que a classificação clínica TNM exibiu correlação com a diferenciação histológica e as diferentes localizações anatômicas pelo carcinoma epidermóide oral.