Soledade : cachimbo, rede e rosário : (mudanças sociais, memórias e tradições) /

A Comunidade do Lajedo de Soledade localiza-se na Chapada do Apodi, oeste do Rio Grande do Norte. Caracteriza-se pela origem afro-indígena, constituindo-se a partir de três famílias de escravos: Os Avelino, Os Costa e os Targino. O trabalho documenta a trajetória histórica do grupo, desde meados do...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Maria Rita de Cássia., Miranda, Orlando Pinto de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/37597
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Descrição
Resumo:A Comunidade do Lajedo de Soledade localiza-se na Chapada do Apodi, oeste do Rio Grande do Norte. Caracteriza-se pela origem afro-indígena, constituindo-se a partir de três famílias de escravos: Os Avelino, Os Costa e os Targino. O trabalho documenta a trajetória histórica do grupo, desde meados do século XVIII, e busca recuperar as raízes e registrar os traços culturais, especialmente as tradições religiosas e os vínculos com o sítio arqueológico do Lajedo, local privilegiado no imaginário local. Estuda-se a seguir a quebra do processo de isolamento do grupo, a partir da implantação da indústria do calcário, com as lutas da comunidade para manter íntegras as relíquias arqueológicas, representando a resistência comunitária à introdução de um modo societário de vida. Finalmente, registra-se a intervenção oficial, através da Petrobrás e da UFRN, que iniciaram uma política sistemática de devastação sobre a cultura local até, situação contemporânea, conseguir sua virtual extinção.#$&The Lajedo Community is located at Apodi's highlands, western Rio Grande do Norte State. It is characterized by african-indian origins, and was formedby three families of slaves: Avelino, Costa and Targino. This work registers the group's historical path, since the XVIII century, and it aims to search the roots of the cultural traces, specially the religious traditions and the bonds with the archeological site of Lajedo which has a privileged place in the local imaginary. The studies focus the group's isolation break, since the implementation of calcareous extraction, and the community efforts to maintain the archeological legacy untouched, representing the communitarian resistance to the introduction of a societarian way of life. Finally, it registers the official intervention, through Petrobras Oil Company and UFRN, which started a systematic policy of devastation on the local culture until get its virtual extinction as its contemporary situation.