As margens da alegria : a esperança nas personagens infantis de Guimarães Rosa/

Resumo: O texto que apresentamos a seguir tem como objetivo demonstrar a alegria, a esperança como valores fundamentais presentes na obra de Guimarães Rosa. Para verificação desta hipótese, escolhemos alguns textos que trazem a criança como personagem principal e a infância como tema básico das narr...

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Principais autores: Santos, Cássia de Fátima Matos dos, Falleiros, Marcos Falcheiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Crítica e interpretação -
Dissertação.
Literatura comparada -
Dissertação.
Guimarães Rosa, -
1908-1967 -
Dissertação.
Infância -
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Santos, Cássia de Fátima Matos dos
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As margens da alegria : a esperança nas personagens infantis de Guimarães Rosa/
description Resumo: O texto que apresentamos a seguir tem como objetivo demonstrar a alegria, a esperança como valores fundamentais presentes na obra de Guimarães Rosa. Para verificação desta hipótese, escolhemos alguns textos que trazem a criança como personagem principal e a infância como tema básico das narrativas. O enredo dessas narrativas infantis desenvolvem-se em ambiente onde a natureza se apresenta de forma anímica e até mesmo mágica, tomando-se, dessa maneira, cenário propício para a fantasia e a imaginação infantis e também funcionando como personagem através da personificação. Com a natureza, as crianças estabelecem uma relação filial e de irmandade. Desse modo, ela vai suprir os afetos e facilitar a passagem das personagens para outros estágios de crescimento. A escolha destes textos se deu por percebermos a pertinência, e o imbricamento entre a esperança e a infância. Estas duas categorias ou estes dois valores apontam para o futuro, para as possibilidades de o homem sempre acreditar no devir e na capacidade de recomeçar. A esperança como tema rosiano, entretanto, não deve ser compreendida de forma redentora e salvacionista. Ela é, antes, um "afeto da espera". Está quase sempre numa permanente mudança. É o efêmero instante de alegria diante da instabilidade e insegurança da vida humana.#$&A infância, por sua vez, é o lugar onde o poeta vai colher as imagens através da memória para criar suas estórias imaginárias. Une, portanto, memória e imaginação. Essas imagens são mantidas através da "infância permanente" que se conserva na vida do escritor. Desse modo, verificamos nos textos de Rosa a junção da infância à esperança resultando na prosa poética que traz, em sua natureza, o lúdico como essência. O aspecto lúdico, a infância como um valor e a poesia vão, pois, unirem-se pelas similaridades para compor esse mundo de esperança criado pelo autor. A criança, vista pelos olhos do escritor mineiro, será também aquela que, pela sua singularidade, está à margem. Trata-se, portanto, da alteridade da infância. Neste sentido, algumas personagens analisadas são, a um só tempo, criança, louca (boba, tola, desajuizada) e poeta. Assim, portanto, compõe-se o enredo da tematização da infância como o coração da esperança em Guimarães Rosa.#$&Abstract: The following text's objective is to demonstrate joy and hope as fundamental values which are present in Guimarães Rosa's work. To verify this thesis, we choose some texts that bring the child as the main character and the childhood as the basic theme of the narratives. The plot of these childish narratives takes place in an environment where nature is presented in a magic form, becoming, in this way, the adequated scenery to the childish fantasy and the childish imagination, functioning as a character through personification. The children establish a filial and brotherhood relation with nature. In this way, it is going to supply the affects and it is going to facilitate the passage of the characters to the others levels of growth. We choose these texts because we realized the relevant relation between hope and childhood. These two categories or these two values point to the future, to the possibililities of the human being always believe in a time to come and in the capacity of recommencing. The hope as a Rosa's theme, however, it must not be understood in a redemption or salvation form. Before this, it is, an "affect of the waiting". It is usually always in a constant changing. It is the ephemeral instant of joy under the insecurity and unstablity of human life.#$&The childhood is the time where the poet gathers images through his memory to create his imaginary stories. The childhood joins, therefore, memory and imagination. These images are kept on through the "permanent childhood''' that is kept on the writer's life. This way, we verify in Rosa's texts a link between childhood and hope resulting in poetical prose that brings, in its nature, the amusing as essence. The amusing aspect, the childhood as a value and the poetry join themselves by the similarities to compose this world of hope created by the author. The child, seen by the eyes of the writer, will also be the one that for its singularity, it is at margin. It tells about, therefore, the child as one another, different and singular. In this sense, some analysed characters are, at the same time, child, crazy (silly, fool, mad, insane) and poet. Thus, therefore, the plot, itself, is composed by the thematic of the childhood as the heart of the hope in Guimarães Rosa.
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O enredo dessas narrativas infantis desenvolvem-se em ambiente onde a natureza se apresenta de forma anímica e até mesmo mágica, tomando-se, dessa maneira, cenário propício para a fantasia e a imaginação infantis e também funcionando como personagem através da personificação. Com a natureza, as crianças estabelecem uma relação filial e de irmandade. Desse modo, ela vai suprir os afetos e facilitar a passagem das personagens para outros estágios de crescimento. A escolha destes textos se deu por percebermos a pertinência, e o imbricamento entre a esperança e a infância. Estas duas categorias ou estes dois valores apontam para o futuro, para as possibilidades de o homem sempre acreditar no devir e na capacidade de recomeçar. A esperança como tema rosiano, entretanto, não deve ser compreendida de forma redentora e salvacionista. Ela é, antes, um "afeto da espera". Está quase sempre numa permanente mudança. É o efêmero instante de alegria diante da instabilidade e insegurança da vida humana.#$&A infância, por sua vez, é o lugar onde o poeta vai colher as imagens através da memória para criar suas estórias imaginárias. Une, portanto, memória e imaginação. Essas imagens são mantidas através da "infância permanente" que se conserva na vida do escritor. Desse modo, verificamos nos textos de Rosa a junção da infância à esperança resultando na prosa poética que traz, em sua natureza, o lúdico como essência. O aspecto lúdico, a infância como um valor e a poesia vão, pois, unirem-se pelas similaridades para compor esse mundo de esperança criado pelo autor. A criança, vista pelos olhos do escritor mineiro, será também aquela que, pela sua singularidade, está à margem. Trata-se, portanto, da alteridade da infância. Neste sentido, algumas personagens analisadas são, a um só tempo, criança, louca (boba, tola, desajuizada) e poeta. Assim, portanto, compõe-se o enredo da tematização da infância como o coração da esperança em Guimarães Rosa.#$&Abstract: The following text's objective is to demonstrate joy and hope as fundamental values which are present in Guimarães Rosa's work. To verify this thesis, we choose some texts that bring the child as the main character and the childhood as the basic theme of the narratives. The plot of these childish narratives takes place in an environment where nature is presented in a magic form, becoming, in this way, the adequated scenery to the childish fantasy and the childish imagination, functioning as a character through personification. The children establish a filial and brotherhood relation with nature. In this way, it is going to supply the affects and it is going to facilitate the passage of the characters to the others levels of growth. We choose these texts because we realized the relevant relation between hope and childhood. These two categories or these two values point to the future, to the possibililities of the human being always believe in a time to come and in the capacity of recommencing. The hope as a Rosa's theme, however, it must not be understood in a redemption or salvation form. Before this, it is, an "affect of the waiting". It is usually always in a constant changing. It is the ephemeral instant of joy under the insecurity and unstablity of human life.#$&The childhood is the time where the poet gathers images through his memory to create his imaginary stories. The childhood joins, therefore, memory and imagination. These images are kept on through the "permanent childhood''' that is kept on the writer's life. This way, we verify in Rosa's texts a link between childhood and hope resulting in poetical prose that brings, in its nature, the amusing as essence. The amusing aspect, the childhood as a value and the poetry join themselves by the similarities to compose this world of hope created by the author. The child, seen by the eyes of the writer, will also be the one that for its singularity, it is at margin. It tells about, therefore, the child as one another, different and singular. In this sense, some analysed characters are, at the same time, child, crazy (silly, fool, mad, insane) and poet. Thus, therefore, the plot, itself, is composed by the thematic of the childhood as the heart of the hope in Guimarães Rosa. 2 2022-10-05T10:28:41Z 2022-10-05T10:28:41Z 2002. Dissertação 821.134.3 S237m DISSERT 37512 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/37512 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/37512