Guitarra elétrica um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas às escalas modais de improvisação jazzística /

RESUMO: Este trabalho compreende o desenvolvimento de um método de guitarra voltado para o estudo da improvisação musical. Ele é baseado no desenvolvimento melódico de diagramas na escala maior e nos modos lídio e dórico. O objetivo primordial é desenvolver argumentos, ou seja, idéias melódicas base...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros Filho, João Barreto de., Goldemberg, Ricardo., Cavalcante, Marcos., Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/36798
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMO: Este trabalho compreende o desenvolvimento de um método de guitarra voltado para o estudo da improvisação musical. Ele é baseado no desenvolvimento melódico de diagramas na escala maior e nos modos lídio e dórico. O objetivo primordial é desenvolver argumentos, ou seja, idéias melódicas baseadas no estudo intervalar, que demonstrem o aspecto cirativo na construção de melodias dentro dos diagramas da escala e modos específicos. Assim, a proposta tem a pretenção de oferecer uma contribuição ao ensino desse instrumento, mais especificamente no Brasil, onde é detectada uma grande carência de biografia pedagógica nessa área.#$&ABSTRACT: This study in the development of a method for learning eletric guitar with a focus on musical improvisation. it is based on the melodic development of diagrams in the major scale and the lydian and dorian modes. The main objective is to develop arguments, that is, melodic ideias based in the estudy of the intervals, that will show the creative aspect in the construction of melodies inside the specified scale or modes diagrams. Therefore, this proposal has the intention of giving a contribution to the teaching of this instrument, speciffically in Brazil, where a significant lack of pedagogical literature can be detected.