A previdência social como fator de desenvolvimento socio econômico de Alexandria /

Este trabalho objetiva esboçar uma reflexão sobre a importância da Previdência Social para os municípios, tendo como objetivo de estudo a Previdência Social em Alexandria-RN. Esta apresenta como meio de sobrevivência para milhares de pessoas que não tem outra fonte de renda. Além disso, a previdênci...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andrade, Ana Paula de., Fernandes, Geraldo de Margela., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/35886
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho objetiva esboçar uma reflexão sobre a importância da Previdência Social para os municípios, tendo como objetivo de estudo a Previdência Social em Alexandria-RN. Esta apresenta como meio de sobrevivência para milhares de pessoas que não tem outra fonte de renda. Além disso, a previdência dinamiza a economia de muitos municípios, em que o repasse do Fundo de Participação e os benefícios previdenciários são as duas maiores fontes de recursos do município. Parte-se da hipótese que a previdência é fator de desenvolvimento socioeconômico para muitas vilas e pequenas cidades, como é o caso de Alexandria. O presente trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro, enfoca uma reflexão teórica sobre a origem da mesma no mundo e no Brasil e seu percurso no decorrer dos mandatos dos Presidentes no Brasil, destacando a forma como se estruturou o sistema e os problemas enfrentados. O segundo, procura entender, de forma breve, a previdência como mecanismo de redistribuição de renda, aspectos da previdência no Rio Grande do Norte e no município de Alexandria, destacando-se alguns aspectos da cidade mencionada. E, o terceiro, analisa a previdência como motor de desenvovilmento econômico em Alexandria.