Gestão do conhecimento universitário : estudo comparativo entre Portugal e Brasil /

O trabalho objetiva a realização de um diagnóstico das práticas administrativas de diferentes universidades, identificando o grau de institucionalização da Gestão do Conhecimento administrativo e os fatores que põem elementos facilitadores e/ou de obstáculos a esse tipo de gestão. A investigação se...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: David, Alexandre Guimarães., Santos, Maria João Ferreira Nicolau., Universidade de Lisboa.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://hdl.handle.net/10400.5/11542
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Descrição
Resumo:O trabalho objetiva a realização de um diagnóstico das práticas administrativas de diferentes universidades, identificando o grau de institucionalização da Gestão do Conhecimento administrativo e os fatores que põem elementos facilitadores e/ou de obstáculos a esse tipo de gestão. A investigação se realizou em duas universidades, uma de Portugal e outra do Brasil, com vistas à comparação dos resultados obtidos. Considerando as características da população investigada optou-se por uma abordagem quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários estruturados. O trabalho foi complementado com a análise de dados e documentos das respectivas universidades. Os resultados sugerem que apesar dos colaboradores das instituições analisadas considerarem o tema como prioridade na organização, existe um baixo grau de institucionalização e de adoção das práticas da Gestão do Conhecimento. Na universidade brasileira analisada, algumas práticas até possuem considerável grau de implantação e alcance, porém sem indicar alinhamento com os objetivos estratégicos. Na universidade portuguesa, a adoção de práticas se mostrou incipiente. A investigação centrada em apenas duas universidades não permite a generalização dos dados para as universidades de Portugal e do Brasil. A escolha por uma abordagem quantitativa dificultou a apresentação dos motivos para os resultados encontrados. O documento apresenta pistas sobre como as universidades vem gerindo o conhecimento administrativo, preenchendo uma lacuna no estudo comparativo entre universidades do Brasil e de Portugal.#$&This work s aim is to perform a diagnosis of the administrative practices of different universities , identifying the level of institutionalization of the knowledge management and facilitating factors and obstacles towards an effective Knowledge Management. The research was conducted in two universities, one in Portugal and the other in Brazil, through a comparison of the obtained results. Considering the sample s characteristics, we opted for a quantitative approach, applying structured surveys. This researsh was complemented with a database and documents analysis of the respective institutions. The results show that despite the employees of the analyzed institutions consider this issue a priority in the organization, the level of institutionalization and adoption of Knowledge Management practices is low. In the Brazilian university, some administrative practices have a considerable level of implementation and scope, however, with no strategic alignment with the organizational goals. In Portugal, the adoption of these practices revealed to be incipient. This research empiracally based only in two universities it does not allow a data genaralization towards Portuguese and Brazilian universities. Having a quantitative aproach burdened the presentation of obtained results. This paper provides hints how academic institutuions have been managing their organizational knowledge, filling a gap of a comparative study between universities from Brazil and Portugal.