Da universalidade à singularidade na ação educativa

Apresenta a discussão da complexidade que envolve a prática educativa fundamentada na epistemologia da racionalidade moderna, nos preceitos da homogeneidade e da funcionalidade e, ao mesmo tempo, inserida em um mundo real de diferenciações e singularidades. Isto é, se por um lado a ação educativa si...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Boneti, Lindomar Wessler., Almeida, Nizan Pereira., Belli, Maria José M. Lourega.
Formato: Digital
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Resumo:Apresenta a discussão da complexidade que envolve a prática educativa fundamentada na epistemologia da racionalidade moderna, nos preceitos da homogeneidade e da funcionalidade e, ao mesmo tempo, inserida em um mundo real de diferenciações e singularidades. Isto é, se por um lado a ação educativa situa-se no âmbito de um conjunto de regras, normas e valores alinhados a um desemprenho funcional e homogêneo na e da produção do saber, por outro lado essa ação é enriquecida com a produção de saberes a partir da construção da vida envolvendo singularidades e/ou desigualdades em termos de condições sociais, étnicas, culturais, físicas e ambientais. Ao longo dos diferentes textos, argumenta-se que, no mundo prático da vida, como a expressão do sujeito e da singularidade, aflora-se um contexto novo desafiando a epistemologia clássica da ação com base na homogeneidade, na funcionalidade do saber e na evolução.