Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
Cada um dos capítulos deste livro são fruto de pesquisas realizadas em 12 municípios, distribuídos em quatro regiões brasileiras. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorreu, durante a pandemia de Covid-19, o ensino remoto da literatura no ensino fundamental (1º ao 5º Ano). A leitura de cada...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49458/1/Literatura_nos_anos_iniciais_do_ensino_fundamental_durante_a_pandemia_da_COVID-19.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Cada um dos capítulos deste livro são fruto de pesquisas realizadas em 12 municípios, distribuídos em quatro regiões brasileiras. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorreu, durante a pandemia de Covid-19, o ensino remoto da literatura no ensino fundamental (1º ao 5º Ano). A leitura de cada um dos capítulos nos leva a perceber as dificuldades comuns de adaptação súbita que ocorreu da transposição da modalidade de ensino presencial para a remota, o que fez aflorar diversos problemas para os estudantes, seus familiares e os professores. Os textos ressaltam os esforços empreendidos pelos professores para dar continuidade à escolarização dos seus estudantes, por assegurarem algum contato com a magia da literatura, em momento, que ela se torna alento, conhecimento, companhia, encontro. Fica evidente que, não fosse o compromisso desses profissionais em preservar ainda que precária rotina de trabalho pedagógico e o reconhecimento da importância da literatura, nessa situação tão inesperada, a desestruturação seria imponderável. Cada professora, cada professor que promoveu alguma atividade de literatura com seus estudantes, seja de leitura de um conto, de contação de história, de um jogo com as palavras de um texto literário, por mínima que tenha sido a interação, deu testemunho de valorização ao trabalho da escola e ao desenvolvimento de seus estudantes. Ninguém sairá incólume dessa experiência, e da memória que todos dela guardarão, com certeza, o tempo da literatura durante a pandemia, por meio das telas do celular ou do computador, será preservado como aquele em que uma professora leu para seus estudantes. |
---|