Produtos educacionais em ciências naturais e matemática temas e experiências do PPGECNM /

Apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui com...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo., Gutierre, Liliane dos Santos, Schivani, Milton.
Formato: Digital
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49605/1/Produtos%20Educacionais%20em%20Ci%c3%aancias%20Naturais%20e%20Matem%c3%a1tica.pdf
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Descrição
Resumo:Apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui como um polo formativo de professores das disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Através de seis capítulos, o leitor encontrará contribuições de diferentes nuances teóricas e metodológicas, todas elas já respaldadas pelo exame atento de professores das bancas examinadoras de defesa. O primeiro capítulo reflete sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental sobre o conteúdo Metabolismo Energéticos nos Vegetais: fotossíntese e respiração em aulas de Biologia na educação básica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta os fundamentos de uma proposta para ensinar a ler textos de forma compreensiva nas aulas de Química. Os capítulos 3 e 4 também trazem propostas didáticas e discussões no campo do Ensino de Química. Ambos apresentam intervenções didáticas que buscam promover um ensino de química mais contextualizado, mais próximo e conectado com a realidade da maioria dos educandos. Por sua vez, o capítulo 4 discute a dificuldade que os estudantes, em sua maioria, possuem para compreender a Química orgânica e sua inúmera gama de nomenclaturas e regras, podendo levar à memorização sem aprendizado. Por fim, os capítulos 5 e 6 contemplam discussões e propostas didáticas com foco em episódios históricos.