Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo /
O Curso de Ecologia de Campo faz parte da estrutura pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO Conceito 6) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). Este curso está estruturado em dois módulos, aquático e terrestre, que representam as duas linhas de pesquisa do PPGECO....
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46081/1/TeoriaePraticaemEcologiadeAmbientesTropicais_VENTICINQUEetal_2022.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-224947 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-2249472023-07-17T15:08:42Z Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / Venticinque, Eduardo Martins. Longo, Guilherme Ortigara. Dias, Juliana Déo. Pichorim, Mauro. Asato, Ana Elizabeth Bonato. Henrique, Fernanda Lamin. Inagaki, Kelly Yumi. Ecologia. Ambientes tropicais. Ecologia de campo. O Curso de Ecologia de Campo faz parte da estrutura pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO Conceito 6) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). Este curso está estruturado em dois módulos, aquático e terrestre, que representam as duas linhas de pesquisa do PPGECO. Não é só mais um componente curricular, mas um momento muito especial para a formação acadêmica e profissional dos futuros mestres ou doutores em Ecologia. É o momento em que estudantes utilizam na prática todos os conhecimentos adquiridos e de forma interdisciplinar. Além disso, se deparam com a realidade e os desafios de ser um jovem cientista. Retirar do campo inspiração para novas hipóteses, formular hipóteses inovadoras, desenvolver projetos orientados e livres, trabalhar em equipe, delinear experimentos, analisar dados, interpretar e discutir os resultados são algumas das atividades que foram realizadas no nosso curso de campo. Algumas semanas imersos nas teorias ecológicas e atividades práticas podem atuar como um gatilho no despertar do interesse dos alunos pela ciência. O curso de campo também representa uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos entre professores do PPGECO e convidados, pós-doutorandos e alunos de mestrado ou doutorado. Tivemos a oportunidade de reformular o módulo de Ecologia de campo aquático com o intuito de aumentar a participação dos alunos no desenvolvimento de hipóteses ecológicas a serem testadas em ecossistemas aquáticos, modelo similar ao que vinha sendo desenvolvido pelo módulo terrestre. Essa mudança proporcionou também maior interação entre os dois módulos e, consequentemente, o fortalecimento do curso de campo. Os alunos desenvolveram projetos de um dia orientados pelos professores participantes e projetos livres de dois dias. Os resultados dos projetos foram compilados neste documento no formato de artigos científicos, a fim de que as técnicas de redação científica fossem trabalhadas com os alunos. 0 2022-10-12T05:46:56Z 2022-10-12T05:46:56Z 2022. Digital 574 T314 UFRN 9786555691566 268545 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46081/1/TeoriaePraticaemEcologiadeAmbientesTropicais_VENTICINQUEetal_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46081/1/TeoriaePraticaemEcologiadeAmbientesTropicais_VENTICINQUEetal_2022.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Ecologia. Ambientes tropicais. Ecologia de campo. |
spellingShingle |
Ecologia. Ambientes tropicais. Ecologia de campo. Venticinque, Eduardo Martins. Longo, Guilherme Ortigara. Dias, Juliana Déo. Pichorim, Mauro. Asato, Ana Elizabeth Bonato. Henrique, Fernanda Lamin. Inagaki, Kelly Yumi. Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
description |
O Curso de Ecologia de Campo faz parte da estrutura pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO Conceito 6) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). Este curso está estruturado em dois módulos, aquático e terrestre, que representam as duas linhas de pesquisa do PPGECO. Não é só mais um componente curricular, mas um momento muito especial para a formação acadêmica e profissional dos futuros mestres ou doutores em Ecologia. É o momento em que estudantes utilizam na prática todos os conhecimentos adquiridos e de forma interdisciplinar. Além disso, se deparam com a realidade e os desafios de ser um jovem cientista. Retirar do campo inspiração para novas hipóteses, formular hipóteses inovadoras, desenvolver projetos orientados e livres, trabalhar em equipe, delinear experimentos, analisar dados, interpretar e discutir os resultados são algumas das atividades que foram realizadas no nosso curso de campo. Algumas semanas imersos nas teorias ecológicas e atividades práticas podem atuar como um gatilho no despertar do interesse dos alunos pela ciência. O curso de campo também representa uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos entre professores do PPGECO e convidados, pós-doutorandos e alunos de mestrado ou doutorado. Tivemos a oportunidade de reformular o módulo de Ecologia de campo aquático com o intuito de aumentar a participação dos alunos no desenvolvimento de hipóteses ecológicas a serem testadas em ecossistemas aquáticos, modelo similar ao que vinha sendo desenvolvido pelo módulo terrestre. Essa mudança proporcionou também maior interação entre os dois módulos e, consequentemente, o fortalecimento do curso de campo. Os alunos desenvolveram projetos de um dia orientados pelos professores participantes e projetos livres de dois dias. Os resultados dos projetos foram compilados neste documento no formato de artigos científicos, a fim de que as técnicas de redação científica fossem trabalhadas com os alunos. |
format |
Digital |
author |
Venticinque, Eduardo Martins. Longo, Guilherme Ortigara. Dias, Juliana Déo. Pichorim, Mauro. Asato, Ana Elizabeth Bonato. Henrique, Fernanda Lamin. Inagaki, Kelly Yumi. |
author_facet |
Venticinque, Eduardo Martins. Longo, Guilherme Ortigara. Dias, Juliana Déo. Pichorim, Mauro. Asato, Ana Elizabeth Bonato. Henrique, Fernanda Lamin. Inagaki, Kelly Yumi. |
author_sort |
Venticinque, Eduardo Martins. |
title |
Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
title_short |
Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
title_full |
Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
title_fullStr |
Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
title_full_unstemmed |
Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de Ecologia de Campo / |
title_sort |
teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais livro de relatórios do curso de ecologia de campo / |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46081/1/TeoriaePraticaemEcologiadeAmbientesTropicais_VENTICINQUEetal_2022.pdf |
work_keys_str_mv |
AT venticinqueeduardomartins teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT longoguilhermeortigara teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT diasjulianadeo teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT pichorimmauro teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT asatoanaelizabethbonato teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT henriquefernandalamin teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo AT inagakikellyyumi teoriaepraticaemecologiadeambientestropicaislivroderelatoriosdocursodeecologiadecampo |
_version_ |
1771688225195163648 |