HIV-AIDS histórias contadas na atenção básica /
As cinco histórias aqui apresentadas fazem parte do conteúdo que compõe o curso Manejo do HIV na Atenção Básica, na modalidade a distância e autoinstrucional, para livre acesso a profissionais do SUS, em especial, para aqueles inseridos na Atenção Básica. As histórias foram elaboradas com base e...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24401/1/Hiv_sem_marcas.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | As cinco histórias aqui apresentadas fazem parte do conteúdo que compõe o curso Manejo do HIV na Atenção Básica, na modalidade a distância e autoinstrucional, para livre acesso a profissionais do SUS, em especial, para aqueles inseridos na Atenção Básica. As histórias foram elaboradas com base em situações vivenciadas por profissionais que cuidam de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em serviços hospitalares, especializados e de Atenção Básica. A construção de cada história se deu de forma coletiva, com uma equipe multiprofissional composta por docentes e profissionais de saúde médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo e assistente social.
Nessa construção, consideramos os diversos contextos vivenciados nos encontros produzidos entre usuários e profissionais da saúde nos serviços de saúde, para que o material produzido pudesse ser disparador dos conteúdos desenvolvidos no curso. Neste, as histórias são utilizadas como casos problemas para discutir temas diversos, tais como vulnerabilidade às IST/HIV, sexualidade, estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV, entre outros. A reunião das cinco histórias em uma coletânea, agora disponibilizada em formato impresso, tem o propósito de servir como uma ferramenta para educação permanente das equipes de saúde frente ao desafio de acolher e cuidar das pessoas com HIV na Atenção Básica. Ao final de cada história apresentamos algumas questões que podem servir para essa reflexão. |
---|