Nitretação iônica de aços SAE 1045 aplicados a hastes de embolos de carregamento leve /

Resumo: Na industria metal-mecânica, elementos tipo êmbolos precisam, notadamente, aliar alta resistência ao desgaste a um bom acabamento superficial. Esta condiçãoo promove a existência de sobremetal e retrabalhos de usinagem, que são fatores que elevam por demais o custo de fabricação. O processo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pinheiro, Andrew Luiz Pimentel., Alves Júnior, Clodomiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/33019
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Descrição
Resumo:Resumo: Na industria metal-mecânica, elementos tipo êmbolos precisam, notadamente, aliar alta resistência ao desgaste a um bom acabamento superficial. Esta condiçãoo promove a existência de sobremetal e retrabalhos de usinagem, que são fatores que elevam por demais o custo de fabricação. O processo de cromação atendia a estas condições. Entretanto, normas internacionais que regem políticas de mercado, limitam bastante processos que tragam consigo procedimentos ou agentes que agridam o meio ambiente. Nesse sentido, é que utilizou-se o processo de nitretação iônica. Hastes cilíndricas de aço SAE 1045 foram nitretadas ionicamente em 8 h, sob diferentes condições de atmosfera e temperatura de tratamento. Após a nitretação, as hastes foram investigadas quanto ao efeito sobre as caracteristicas de variação dimensional, rugosidade, dureza superficial e molhabilidade viscosa. Observou-se uma grande eficacia do processo no que se refere a rugosidade, dureza superficial, variação dimensional e molhabilidade viscosa. Para a rugosidade observou-se variações tão pequenas quanto 40% para o parametro Ra e de 25 % para o parametro Rz. Para todas as condições de tratamento praticamente nao houve variação dimensional após o tratamento. O diâmetro das hastes quando comparadas com aquelas nao nitretadas, tiveram uma variação máxima de 0,24 % e minima de 0,03 %. As durezas superficiais obtidas nas diferentes condições de tratamento tiveram valores entre 180 e 800 HV. Quanto a resistência à corrosão, para as condições de atmosferas utilizadas, não obteve-se bons resultados. Tentativas no sentido de se obter camadas mais resistentes à corrosão serão consideradas num proximo estagio deste trabalho.#$&Abstract: In the metallurgy industry pistons are parts that need very high wear resistance and a good surface finishing. This condition permits the existence of casehardening as well as machining which in turn increase the overall anufacturing cost. Chromium plating meet these conditions. However the international standards that govern market politics limit the processes which use procedures or agents which are hazardous to the environment. Taking this into consideration, the process of ionitriding was used in the present work. SAE 1045 cylindrical steel rods were nitrided for 8 hours under different atmospheric conditions as well as at different temperatures. After nitriding, the rods were assessed for dimensional varia9ao, roughness, surface hardness, viscous wettability and corrosion. Excellent process efficiency for roughness, surface hardness, dimensional variation and viscous wettability were observed. Variations lower than 40 % for the parameter Ra and 25 % for the parameter Rz for roughness were noted. Practically no dimensional variations were observed on the treated smples. A maximum variation of 0,24 % and a minimum of 0,03 % were observed on the diameters of the original and the nitrided rods. Values between 180 and 800 HV for surface hardness were obtained under different treatment conditions used. Regarding corrosion resistence, the results obtained were unsatisfactory under the atmosferic conditions used. The work described has opened up a new approach in obtaining layers of higher resistence to corrosion and will be considered in the future stages of this work.