Influência do pré-aquecimento do combustível no desempenho de motor ignição por centelha convencional para álcool etílico hidratado /

O presente trabalho mostra os resultados experimentais obtidos dos ensaios realizados num motor de 1300 cc Álcool, convencional, sem modificações técnicas, comparando os desempenho do motor funcionando com o combustível na condição normal e com o combustível preaquecido. Foram investigado experime...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fontes, Francisco de Assis Oliveira., Medeiros, Barrozo Leite de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32894
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Descrição
Resumo:O presente trabalho mostra os resultados experimentais obtidos dos ensaios realizados num motor de 1300 cc Álcool, convencional, sem modificações técnicas, comparando os desempenho do motor funcionando com o combustível na condição normal e com o combustível preaquecido. Foram investigado experimentalmente, ainda, o efeito do fluxo de aquecimento da câmara quente-coletor no desempenho do motor e o efeito do preaquecimento do combustível sobre o bloqueio por vapor. Os resultados comparativos, relativos a máxima potencia, mínimo consumo especifico e máximo rendimento global, mostram que o efeito do preaquecimento do combustível apresenta resultados superior em relação ao efeito produzido pelo fluxo de aquecimento da câmara quente; os efeito associados do preaquecimento juntamente com fluxo de aquecimento da câmara quente apresentaram os melhores, no regime de cruzeiro(25 a 77% Nemáx), na faixa de 2500 a 4500 rpm, uma melhora média da ordem de 5% no consumo especifico.