A criança e o desenho animado : a representação do pica-pau /

Descreve a representação que crianças da faixa etária de 6 a 8 anos fazem de um personagem de desenho animado exibido por uma das redes comerciais de televisão. Submete à comprovação didática algumas elaborações de teóricos como PIAGET que relaciona a representação com a Função Cognitiva Simbólica,...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Torres, Claudia de Almeida., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Formato: Dissertação
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Descrição
Resumo:Descreve a representação que crianças da faixa etária de 6 a 8 anos fazem de um personagem de desenho animado exibido por uma das redes comerciais de televisão. Submete à comprovação didática algumas elaborações de teóricos como PIAGET que relaciona a representação com a Função Cognitiva Simbólica, ou seja, com a capacidade de diferenciar significante de significado, responsável pela produção de conhecimento. Sendo, para ele, o conhecimento resultado da interação entre o sujeito e o meio, pelo acionamento de um sistema de relações interno. Explora o papel ativo do telespectador influenciado por suas representações baseadas em seu grupo de referência, levando em consideração que existem várias leituras das características do personagem dos desenhos animados apresentados pela TV. Apresenta uma noção de Educação abrangente, que não ocorre só no meio escolar; uma visão de criança ativa como sujeito epistêmico; a concepção de personagem como um dos elementos da narrativa; e a noção de Educação para a Mídia não só de discussão de conteúdo mas de exploração concreta de códigos para imagens fixas e em movimento, ou seja, Educação para a Comunicação. Faz uma diferenciação entre Educação para e pela Mídia.