Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /

Este estudo investigou tipos de efeitos dos produtos da indústria cultural jornal, rádio e TV sobre o adolescente escolar, bem como o desempenho da escola na formação da percepção crítica desses estudantes em relação aos produtos culturais veiculados pelas três mídias em estudo. Com esse objetiv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ramos, Ana Maria Cocentino., Lins, Carlos Eduardo.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32794
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-20825
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-208252022-11-29T17:08:31Z Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios / Ramos, Ana Maria Cocentino. Lins, Carlos Eduardo. Comunicação de massa. Este estudo investigou tipos de efeitos dos produtos da indústria cultural jornal, rádio e TV sobre o adolescente escolar, bem como o desempenho da escola na formação da percepção crítica desses estudantes em relação aos produtos culturais veiculados pelas três mídias em estudo. Com esse objetivo básico, definimos como campo de pesquisa uma escola de segundo grau, formando sem preocupação com representatividade estatística, uma amostra composta de 30 estudantes de uma faixa etária compreendida entre 16 e 20 anos, e 18 professores, além de 10 mães de estudantes. Sob o ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como exploratório descritivo. Tendo optado pela técnica de entrevista, em linhas gerais, podemos dizer que dos efeitos percebidos pelos professores sobre seus alunos e por estes sobre eles próprios, dois foram por nós constatados: o consumismo e a conservação. Também nos foi possível concluir que os estudantes manifestaram uma frágil percepção, tanto a nível crítico, como até mesmo a nível descritivo em relação aos M.C.M., especialmente em relação a TV. Constatamos finalmente, que a escola não vem exercendo o papel de formadora de receptores críticos dos meios de comunicação de massa, até porque os seus professores em geral não têm uma postura crítica diante desses meios. 1 2022-10-05T10:08:16Z 2022-10-05T10:08:16Z 1983. Dissertação 659.3 R175e DISSERT 32794 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32794 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32794
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Comunicação de massa.
spellingShingle Comunicação de massa.
Ramos, Ana Maria Cocentino.
Lins, Carlos Eduardo.
Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
description Este estudo investigou tipos de efeitos dos produtos da indústria cultural jornal, rádio e TV sobre o adolescente escolar, bem como o desempenho da escola na formação da percepção crítica desses estudantes em relação aos produtos culturais veiculados pelas três mídias em estudo. Com esse objetivo básico, definimos como campo de pesquisa uma escola de segundo grau, formando sem preocupação com representatividade estatística, uma amostra composta de 30 estudantes de uma faixa etária compreendida entre 16 e 20 anos, e 18 professores, além de 10 mães de estudantes. Sob o ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como exploratório descritivo. Tendo optado pela técnica de entrevista, em linhas gerais, podemos dizer que dos efeitos percebidos pelos professores sobre seus alunos e por estes sobre eles próprios, dois foram por nós constatados: o consumismo e a conservação. Também nos foi possível concluir que os estudantes manifestaram uma frágil percepção, tanto a nível crítico, como até mesmo a nível descritivo em relação aos M.C.M., especialmente em relação a TV. Constatamos finalmente, que a escola não vem exercendo o papel de formadora de receptores críticos dos meios de comunicação de massa, até porque os seus professores em geral não têm uma postura crítica diante desses meios.
format Dissertação
author Ramos, Ana Maria Cocentino.
Lins, Carlos Eduardo.
author_facet Ramos, Ana Maria Cocentino.
Lins, Carlos Eduardo.
author_sort Ramos, Ana Maria Cocentino.
title Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
title_short Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
title_full Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
title_fullStr Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
title_full_unstemmed Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
title_sort escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32794
work_keys_str_mv AT ramosanamariacocentino escolaxindustriaculturalopapeldaescolanaformacaodapercepcaocriticaemrelacaoaosmeios
AT linscarloseduardo escolaxindustriaculturalopapeldaescolanaformacaodapercepcaocriticaemrelacaoaosmeios
_version_ 1766823355502034944