Escola x industria cultural : o papel da escola na formação da percepção critica em relação aos meios /

Este estudo investigou tipos de efeitos dos produtos da indústria cultural jornal, rádio e TV sobre o adolescente escolar, bem como o desempenho da escola na formação da percepção crítica desses estudantes em relação aos produtos culturais veiculados pelas três mídias em estudo. Com esse objetiv...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ramos, Ana Maria Cocentino., Lins, Carlos Eduardo.
Formato: Dissertação
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Resumo:Este estudo investigou tipos de efeitos dos produtos da indústria cultural jornal, rádio e TV sobre o adolescente escolar, bem como o desempenho da escola na formação da percepção crítica desses estudantes em relação aos produtos culturais veiculados pelas três mídias em estudo. Com esse objetivo básico, definimos como campo de pesquisa uma escola de segundo grau, formando sem preocupação com representatividade estatística, uma amostra composta de 30 estudantes de uma faixa etária compreendida entre 16 e 20 anos, e 18 professores, além de 10 mães de estudantes. Sob o ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como exploratório descritivo. Tendo optado pela técnica de entrevista, em linhas gerais, podemos dizer que dos efeitos percebidos pelos professores sobre seus alunos e por estes sobre eles próprios, dois foram por nós constatados: o consumismo e a conservação. Também nos foi possível concluir que os estudantes manifestaram uma frágil percepção, tanto a nível crítico, como até mesmo a nível descritivo em relação aos M.C.M., especialmente em relação a TV. Constatamos finalmente, que a escola não vem exercendo o papel de formadora de receptores críticos dos meios de comunicação de massa, até porque os seus professores em geral não têm uma postura crítica diante desses meios.