Formação de professores : uma avaliação psicossocial /
Este trabalho apresenta uma avaliação psicossocial que os egressos do primeiro Curso de Pedagogia para o Ensino Infantil e Fundamental, do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy IFP Natal/RN, fazem da formação em serviço que receberam. Para tanto, procuramos apreender as articul...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32690 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este trabalho apresenta uma avaliação psicossocial que os egressos do primeiro Curso de Pedagogia para o Ensino Infantil e Fundamental, do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy IFP Natal/RN, fazem da formação em serviço que receberam. Para tanto, procuramos apreender as articulações que os 20 sujeitos da pesquisa estabelecem entre os princípios presentes na Proposta Pedagógica do Curso, o processo formativo e sua atuação, enquanto docentes, tendo como suporte teórico o construto Representação Social, tal como proposto por Moscovici e seus seguidores. O estudo põe em destaque a importância do grupo nesse processo, quando os sujeitos dessa pesquisa enunciam mudanças mas suas posturas como pessoas como profissionais, a partir da vivência grupal. Urge, portanto, a estruturação de mecanismos e estratégias que possibilitem que a formação continuada desenvolvida no IFP, contemple essa vivência, bem como a ação-reflexão-ação presentes na concretização dessa Proposta. |
---|