Formação de professores : uma avaliação psicossocial /

Este trabalho apresenta uma avaliação psicossocial que os egressos do primeiro Curso de Pedagogia para o Ensino Infantil e Fundamental, do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy IFP Natal/RN, fazem da formação em serviço que receberam. Para tanto, procuramos apreender as articul...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gadelha, Maria José de Araújo., Madeira, Margot Campos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32690
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho apresenta uma avaliação psicossocial que os egressos do primeiro Curso de Pedagogia para o Ensino Infantil e Fundamental, do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy IFP Natal/RN, fazem da formação em serviço que receberam. Para tanto, procuramos apreender as articulações que os 20 sujeitos da pesquisa estabelecem entre os princípios presentes na Proposta Pedagógica do Curso, o processo formativo e sua atuação, enquanto docentes, tendo como suporte teórico o construto Representação Social, tal como proposto por Moscovici e seus seguidores. O estudo põe em destaque a importância do grupo nesse processo, quando os sujeitos dessa pesquisa enunciam mudanças mas suas posturas como pessoas como profissionais, a partir da vivência grupal. Urge, portanto, a estruturação de mecanismos e estratégias que possibilitem que a formação continuada desenvolvida no IFP, contemple essa vivência, bem como a ação-reflexão-ação presentes na concretização dessa Proposta.