A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo /
O presente estudo propõe-se a analisar o grande problema do sistema educacional, - o fracasso na alfabetização - que se manifesta pela alta e constante incidência da repetência nas primeiras séries do 1o grau na tentativa de busca de respostas, procurou-se analisar, dentro de uma visão mais ampla, c...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32619 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-20711 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-207112022-11-29T17:06:42Z A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / Freire, Francisca Marques. Moyses, Sarita Maria Afonso. Escolas primarias O presente estudo propõe-se a analisar o grande problema do sistema educacional, - o fracasso na alfabetização - que se manifesta pela alta e constante incidência da repetência nas primeiras séries do 1o grau na tentativa de busca de respostas, procurou-se analisar, dentro de uma visão mais ampla, com a preocupação de não incidir-se numa postura ingênua de lançar para o alfabetizador ou alfabetizando as causas do fracasso, na aprendizagem da leitura e escrita. As relações que se dão em sala de aula, foram questionadas à medida que se buscou conhecer a prática do alfabetizador, seu cotidiano, no ensino da leitura e escrita em escolas de periferia. Conhecendo-se essa prática, constatou-se que ela se dá sem respaldo de teorias lingüísticas que possam explicar melhor a relação letra-som em língua portuguesa. Esta falha na formação do alfabetizador é acrescida de uma discussão profunda sobre o ato de alfabetizar e, levando o educador a não identificar as causas, centralizam a responsabilidade no aluno das camadas populares. A análise dos dados do alfabetizando e do alfabetizador evidenciou que a prática de alfabetização nas primeiras séries, além de desenvolver-se sem o apoio teórico, processa-se de modo discriminativo haja visto que não valoriza o contexto lingüístico, cultural, social do alfabetizando. A discussão sobre o papel dessa escola, desse alfabetizando e desse alfabetizador aprofundou-se quando se evidenciou que não há definição clara e precisa sobre o que é ou venha a ser o ato de alfabetizar, não há critérios que norteiem a prática do alfabetizado. Esta análise possibilitou sugerir medidas para que esta alfabetização possa desencadear-se de modo mais coerente face à concretização do principal objetivo em educação brasileira. 2 2022-10-05T10:07:36Z 2022-10-05T10:07:36Z 1983. Dissertação 373.3(043.5) F866a DISSERT 32619 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32619 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32619 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Escolas primarias |
spellingShingle |
Escolas primarias Freire, Francisca Marques. Moyses, Sarita Maria Afonso. A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
description |
O presente estudo propõe-se a analisar o grande problema do sistema educacional, - o fracasso na alfabetização - que se manifesta pela alta e constante incidência da repetência nas primeiras séries do 1o grau na tentativa de busca de respostas, procurou-se analisar, dentro de uma visão mais ampla, com a preocupação de não incidir-se numa postura ingênua de lançar para o alfabetizador ou alfabetizando as causas do fracasso, na aprendizagem da leitura e escrita. As relações que se dão em sala de aula, foram questionadas à medida que se buscou conhecer a prática do alfabetizador, seu cotidiano, no ensino da leitura e escrita em escolas de periferia. Conhecendo-se essa prática, constatou-se que ela se dá sem respaldo de teorias lingüísticas que possam explicar melhor a relação letra-som em língua portuguesa. Esta falha na formação do alfabetizador é acrescida de uma discussão profunda sobre o ato de alfabetizar e, levando o educador a não identificar as causas, centralizam a responsabilidade no aluno das camadas populares. A análise dos dados do alfabetizando e do alfabetizador evidenciou que a prática de alfabetização nas primeiras séries, além de desenvolver-se sem o apoio teórico, processa-se de modo discriminativo haja visto que não valoriza o contexto lingüístico, cultural, social do alfabetizando. A discussão sobre o papel dessa escola, desse alfabetizando e desse alfabetizador aprofundou-se quando se evidenciou que não há definição clara e precisa sobre o que é ou venha a ser o ato de alfabetizar, não há critérios que norteiem a prática do alfabetizado. Esta análise possibilitou sugerir medidas para que esta alfabetização possa desencadear-se de modo mais coerente face à concretização do principal objetivo em educação brasileira. |
format |
Dissertação |
author |
Freire, Francisca Marques. Moyses, Sarita Maria Afonso. |
author_facet |
Freire, Francisca Marques. Moyses, Sarita Maria Afonso. |
author_sort |
Freire, Francisca Marques. |
title |
A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
title_short |
A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
title_full |
A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
title_fullStr |
A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
title_full_unstemmed |
A Alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
title_sort |
alfabetizaçao e escolarização : um processo descontinuo / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32619 |
work_keys_str_mv |
AT freirefranciscamarques aalfabetizacaoeescolarizacaoumprocessodescontinuo AT moysessaritamariaafonso aalfabetizacaoeescolarizacaoumprocessodescontinuo AT freirefranciscamarques alfabetizacaoeescolarizacaoumprocessodescontinuo AT moysessaritamariaafonso alfabetizacaoeescolarizacaoumprocessodescontinuo |
_version_ |
1766851561967845376 |