Relação entre desempenho no exame neurológico evolutivo e rendimento escolar em criança de 1ª serie em diferentes estratos sociais /

Este trabalho foi realizado com o objetivo de se analisar o comportamento da relação entre o desempenho no EXAME NEUROLÓGICO EVOLUTIVO (E.N.E.) e o RENDIMENTO ESCOLAR em crianças pertencentes a dois estratos sociais, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída, inicialmente, p...

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Principais autores: Araujo, Maria das Gracas Melo de., Moyses, Maria Aparecida Afonso.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-206732022-11-29T17:06:05Z Relação entre desempenho no exame neurológico evolutivo e rendimento escolar em criança de 1ª serie em diferentes estratos sociais / Araujo, Maria das Gracas Melo de. Moyses, Maria Aparecida Afonso. Educação. Rendimento escolar. Este trabalho foi realizado com o objetivo de se analisar o comportamento da relação entre o desempenho no EXAME NEUROLÓGICO EVOLUTIVO (E.N.E.) e o RENDIMENTO ESCOLAR em crianças pertencentes a dois estratos sociais, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída, inicialmente, por 72 alunos ingressantes na primeira série do 1º grau, em quatro escolas, sendo duas particulares, destinadas a uma clientela de maior poder aquisitivo e duas públicas, que atendem a crianças de famílias com nível socioeconômico mais baixo. No decorrer da pesquisa, houve a perda de 11 sujeitos, terminando-se com um total de 61 crianças. Verificou-se, uma análise estatística inicial, que existe uma correlação significante entre; a) desempenho no E.N.E. e rendimento escolar, b) desempenho no E.N.E. e freqüência à pré-escola e c) entre freqüência à pré-escola e rendimento escolar, quando a população em estudo é analisada em conjunto. Entretanto, estratificando-se a amostra segundo o tipo de escola freqüentada ( que já se havia comprovado corresponder ao nível socioeconômico), as três correlações acima revelam-se não significantes. Resgate crítico e analítico do planejamento educacional na Secretaria de Educação e Cultura do estado do Rio Grande do Norte, no período de 1980/85, a partir da experiência da autora como integrante da equipe técnica da USP. Resulta de uma pesquisa documental adquirida com entrevistas informais realizadas com os participantes do referido processo de planejamento. Propõe-se investigar a trajetória do planejamento educacional da SEC/RN, dentro do contexto socioeconômico e político da sociedade brasileira e revelar os limites que a impediram de concretizar-se como uma tentativa de planejamento participativo. Este resultado significa que o NÍVEL SOCIOECONÔMICO é uma variável antecedente, que determina as outras (desempenho no E.N.E., Rendimento Escolar e Escolarização Prévia), sendo que as relações observadas inicialmente, na realidade, são associações espúrias e dependem de outros fatores. Deste modo, não se pode afirmar que o desempenho no Exame Neurológico Evolutivo prediga ou determine o Rendimento escolar, sendo este o resultado da interação, a nível complexo, de grande número de fatores, entre os quais se destacam o NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO e o próprio Sistema Educacional. Discute-se o E.N.E. como um instrumento de avaliação não neutro, imbuído de valores de classe média, em que foi padronizado e os riscos de seu uso indiscriminado, sem respeitar diferenças geográficas e sociais. Discute-se, ainda, o significado e implicações de se tentar estabelecer relações causais, diretas e lineares, entre os resultados do Exame Neurológico Evolutivo e Rendimento Escolar, desvinculados de um contexto mais amplo. 1 2022-10-05T10:07:25Z 2022-10-05T10:07:25Z 1983. Dissertação 37 A663r DISSERT 32564 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32564 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32564
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