A compreensão, utilização e avaliação dos conceitos de segmentação de mercado e de diferenciação de produto pelos administradores das micro empresas do RN /

O principal do presente trabalho é a identificação dos fatores que influenciam nos conceitos de segmentação de mercado e de diferenciação de produto e na aplicação destes conceitos pelas micro e pequenas empresas. Na revisão de literatura foram abordados os seguintes assuntos: origem e conceitos de...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Neves, Vera Lúcia da Silva., Enders, Wayne Thomas.
Formato: Dissertação
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Resumo:O principal do presente trabalho é a identificação dos fatores que influenciam nos conceitos de segmentação de mercado e de diferenciação de produto e na aplicação destes conceitos pelas micro e pequenas empresas. Na revisão de literatura foram abordados os seguintes assuntos: origem e conceitos de marketing tradicional, marketing estratégico da nova era, segmentação de mercado, diferenciação de produto, por fim, diversos aspectos de micro e pequenas empresas. Este trabalho é de caráter descritivo e estatal, tendo como foco a população de micro e pequenos empresários do Rio Grande do Norte. Uma amostra de 201 empresas foi escolhida aleatoriamente, estão os três setores de atividade econômica: indústria, comércio e serviço nos municípios da grande Natal e quatro municípios no interior. Os dados primários foram coletados através de questionários preenchidos por empresários na presença de um entrevistador. As técnicas utilizadas para assinalar os dados foram: análise de componentes principais, alpha de chronbach, test T., análise de variância, correlação simples de Pearson e o qui-quadrado (X2), além de técnicas descritivas, incluindo média, freqüência e cruzamentos. Foram examinadas características descritivas das empresas e dos gerentes/donos. Ainda, examinadas a importância que os micro e pequenos empresários atribuem ao marketing, o grau de clareza sobre os conceitos de segmentação de mercado e de diferenciação de produto, os fatores que impedem a utilização destes conceitos e formas de aplicação e as variáveis pessoais/profissionais dos dirigentes e características da empresa, bem como o desempenho da empresa.