Para onde vai o adolescente, autor de atos infracionais, egresso da FEBEM - RN? /

Analisa criticamente as conseqüências da intervenção pública sobre o adolescente, autor de atos infracionais, egresso da FEBEM/RN, identificando as contradições que perpassam a compreensão e tratamento da questão da criança e do adolescente no modelo capitalista. Procura desvendar as verdadeiras int...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Evangelista, Dalmo de Oliveira., Costa, Maria das Dores, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32471
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Analisa criticamente as conseqüências da intervenção pública sobre o adolescente, autor de atos infracionais, egresso da FEBEM/RN, identificando as contradições que perpassam a compreensão e tratamento da questão da criança e do adolescente no modelo capitalista. Procura desvendar as verdadeiras intenções das políticas que inspiraram a criação das FEBEM s e entidades congêneres e demonstrar que as suas propostas de reintegração do adolescente, infrator à sociedade, não passa paradoxalmente de instrumentos de reprodução e socialização da marginalidade . O propósito foi investigar até que ponto o atendimento da FEBEM/RN ao adolescente infrator, do sexo masculino, no período de 1982 a 1987, criou condições á sua inserção á sociedade. Na coleta de dados foram utilizados fontes primárias (egressos entrevistados) e secundária (arquivos, prontuários relatórios da FEBEM/RN e o então juizado de menores). Os resultados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: o perfil do egresso, este e o mercado de trabalho, estratégia de sobrevivência do egresso, ações da FEBEM/RN, o egresso e a família, este e a comunidade. Conclui-se que o atendimento da FEBEM ao adolescente infrator no período estudado não contribuiu para inseri-lo no sistema produtivo. Sugere que as entidades como ERM/FEBEM constituem apenas em veículos legitimados do sistema.