Caminhos e descaminhos da terceirização / Maria Valéria Pereira de Araújo. -

O trabalho estuda como ocorre o processo de terceirização em empresas localizadas na região que compõe a grande Natal no estado do Rio Grande do Norte. Terceirização, é uma ferramenta administrativa através da qual, atividades que eram realizadas internamente, passaram a ser realizadas por terceiros...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de., Enders, Wayne Thomas., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32406
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Resumo:O trabalho estuda como ocorre o processo de terceirização em empresas localizadas na região que compõe a grande Natal no estado do Rio Grande do Norte. Terceirização, é uma ferramenta administrativa através da qual, atividades que eram realizadas internamente, passaram a ser realizadas por terceiros. Atualmente essa estratégia vem sendo muito utilizada nos meios empresariais de todo o mundo no intuito de buscar vantagens como a redução de custos, concentração ou focalização no negócio essencial e na melhoria da qualidade do produto ou da prestação do serviço. Foram entrevistados dirigentes de empresas dos três setores de atividade econômica: indústria, comércio e serviço. Utilizando-se um questionário especialmente formulado para esta pesquisa, levantou-se os dados que responderam as questões da pesquisa formulada sobre:#$&o grau de conhecimento do empresário; local acerca do processo, as atividades mais freqüentemente terceirizadas pelas empresas sediadas na grande Natal; quais as atividades e áreas com potencial para a terceirização que estão sendo utilizadas; quais os fatores que propiciam e dificultam a adoção da terceirização; vantagens da adoção e os motivos por que não aproveita mais o processo, e finalmente, os fatores internos e externos que explicam o uso e não dos serviços de terceiros. Os resultados mostraram que o uso da terceirização na região estudada, ainda pode ser mais aproveitada. Demonstrou-se também que para aqueles dirigentes que pretendem também montar um novo negócio na região, as áreas apontadas como sendo potenciais para a adoção do processo são: marketing, áreas jurídicas, entregas e contábeis.