Modelos de distribuição de recursos intra-universitários com aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte /

Resumo: O presente estudo investiga, especificamente, a apresentação de um modelo matemático, com critérios estabelecidos, definindo um sistema de ponderação para cada uma das variáveis analisadas, permitindo tecnicamente auxiliar a política de alocação de recursos financeiros das instituições de E...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Añes, Miguel Eduardo Moreno., Enders, Wayne Thomas., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32403
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Descrição
Resumo:Resumo: O presente estudo investiga, especificamente, a apresentação de um modelo matemático, com critérios estabelecidos, definindo um sistema de ponderação para cada uma das variáveis analisadas, permitindo tecnicamente auxiliar a política de alocação de recursos financeiros das instituições de Ensino Superior, orientando a elaboração do orçamento interno, coerente com as reais necessidades dos departamentos e centros, conforme os recursos disponíveis. As variáveis que avaliam o comportamento da despesa, nesta dissertação, tais como: carga horária docente contratada, carga administrativa, aluno/hora, carga horária teórica, despesa de manutenção, número de turmas, número de disciplinas, qualificação de docentes foram avaliadas e tratadas matematicamente em modelos econométricos de regressão linear. A pesquisa abrange uma população de 6 Centros Acadêmicos, 43 Departamentos e 5 Campi Avançados, pertencentes a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram analisados vários modelos, apresentando cada um deles menor ou maior grau de complexidade. Os resultados obtidos mostram a adequação de um modelo que satisfaz algumas condições lógicas trazidas pelo autor.#$&Abstract: This study looks for a mathematical model, using established criteria and defining a weight for each one of the analyzed variables, leading to the definition of a policy for the allocation of the Institutions of Higher Education financial resources, which will make the di stri bution of its budget coherent with the real needs of the Departments and Centres. The variables which measure the behavior of the expenses in this dissertation, academic costs, administrative costs, student/hour, theoretical and practical classes costs, maintenance^number of classes, number of sub^ects and the professor's qualification were mathematically analyzed by linear regression. The research includes 6 academic Centres, 43 Departments (in Natal) and 5 Advanced Campi (in the interior of the State), belonging to the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Several models were examined .presenting different degress of complexity. The obtained results show the adjustment of a model which satisfies some logical conditions brought up by the author.