Inovações tecnológicas e controle operário : um estudo de caso na Simas Industrial S.A. /

Este trabalho trata das inovações tecnológicas, sejam elas de base técnica e/ou organizacional, e da forma como o controle é exercido sobre os trabalhadores do setor produtivo da Simas Industrial S.A. A empresa estudada, localizada a Avenida Salgado Filho, 228 - Natal/RN, é uma empresa privada famil...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andriola, Ítalo Roberto Fernandes., Araújo, Maria Arlete Duarte de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32402
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho trata das inovações tecnológicas, sejam elas de base técnica e/ou organizacional, e da forma como o controle é exercido sobre os trabalhadores do setor produtivo da Simas Industrial S.A. A empresa estudada, localizada a Avenida Salgado Filho, 228 - Natal/RN, é uma empresa privada familiar, pertencente ao setor de doces e conservas com um quadro funcional de 800 trabalhadores, sendo 240 da área administrativa e 560 da área operacional, e com um faturamento anual de U$ 33.000.000,00. A pesquisa se propôs a responder o seguinte problema: em que medida as inovações técnicas e organizacionais implementadas pela Simas Industrial S.A., a partir dos anos 90, influenciam as formas de controle exercidas sobre os trabalhadores do setor produtivo? . Para tanto, o problema de pesquisa foi orientado por questões que objetivavam identificar as inovações técnicas e organizacionais implementadas no setor produtivo da Simas Industrial S.A., caracterizar as formas de controle utilizada pela empresa e compreender as modificações introduzidas no processo de trabalho a partir da inserção dessas inovações na década de 90.#$&A pesquisa propiciou as seguintes conclusões: a empresa estudada investiu na substituição de máquinas mecânicas por máquinas automáticas e, em alguns casos, tão somente na adaptação da antiga maquinaria de base mecânica para uma outra tecnologia de base automática, o que resultou em ampliação da capacidade instalada da máquina, em redução do tempo necessário à produção; as inovações organizacionais ocorreram através da criação de novos produtos e marcas, da utilização de novos materiais, da instituição do controle de qualidade dos processos, da preocupação com a qualidade dos produtos e serviços; as inovações tecnológicas contribuíram para as modificações no processo de trabalho, particularmente na divisão das tarefas, no volume de produção, no controle de qualidade e no ritmo de execução das operações. Finalmente, as inovações técnicas e organizacionais através da intensificação do trabalho, conseqüência da redução do tempo necessário para a produção de mercadorias, introduziram novas formas de controle (aumento da concentração para execução das tarefas, preocupação com a qualidade no processo, ritmo de produção ditado pelas máquinas) que somadas às tradicionais formas de acompanhamento do trabalho e da produção existentes (assiduidade, volume de produção), intensificam o nível de controle no setor produtivo da Simas Industrial S.A.