Igreja e educação de adultos em Natal : análise a partir do Jornal "A Ordem" - 1935-1953 /

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada para verificar quais os fatores que levaram a Igreja Católica de Natal, Rio Grande do Norte, a adotar programas de educação de adultos no período de 1935 a 1953. Na análise dos dados, feita através de uma perspectiva histórica, adotou-se uma meto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Maria Medeiros Rocha da., Melo, Paulo de Tarso Correia de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32268
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada para verificar quais os fatores que levaram a Igreja Católica de Natal, Rio Grande do Norte, a adotar programas de educação de adultos no período de 1935 a 1953. Na análise dos dados, feita através de uma perspectiva histórica, adotou-se uma metodologia flexível, segundo a escola francesa dos Annales que abriu um campo mais amplo na análise histórica, buscando uma história total, ligada a todas as ciências humanas, centrada na atividade do homem. Utilizou-se como fonte de pesquisa o jornal A ORDEM, que retratou ao longo de vários anos, a sociedade norte-rio-grandense, através da ótica da Igreja Católica. A pesquisa foi feita a partir da leitura exaustiva do periódico em exame, para que pudesse selecionar, de acordo com os critérios estabelecidos, as matérias (posteriormente analisadas e comentadas) relacionadas à Igreja e/ou educação de adultos. Como conclusão principal pode-se considerar que os fatores que levaram a igreja a adotar programas de educação de adultos estão relacionados aos problemas de ordem social, política e econômica que se aglutinaram na década de 50, no Rio Grande do Norte. Vale salientar os aspectos religioso, doutrinador e educativo do jornal. A ORDEM, provavelmente utilizados pela Igreja como meio para atingir um contingente maior da sociedade norte-rio-grandense. Constatou-se, por outro lado, a tenacidade da Igreja, na sua luta no campo educacional, concretizada através da criação de inúmeros colégios, pequenas escolas de vários tipos e níveis. No campo específico da educação de adultos, verificou-se que o trabalho mais profícuo realizado pela Igreja, no período estudado, foi efetivado através das Semanas, Missões e Cursos Rurais.