Análise de percepções individuais e em grupo como instrumento de planejamento, administração e marketing do turismo na cidade de Natal /

Focaliza uma metodologia, que trata dados subjetivos, aplicável de maneira prática às áreas de planejamento e administração. A metodologia testada nesta pesquisa foi aplicada à análise das percepções de três grupos de pessoas, a respeito do turismo no Nordeste brasileiro. Foram compostos por 122 tur...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes, Natanael Pereira., Enders, Wayne Thomas., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32258
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Resumo:Focaliza uma metodologia, que trata dados subjetivos, aplicável de maneira prática às áreas de planejamento e administração. A metodologia testada nesta pesquisa foi aplicada à análise das percepções de três grupos de pessoas, a respeito do turismo no Nordeste brasileiro. Foram compostos por 122 turistas que visitavam a cidade de Natal, 119 turistas potenciais entrevistados no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, e 82 pessoas-chaves ligadas ao setor turístico de Natal. Procurou descobrir quais as características básicas que cada um destes grupos utilizam para diferenciar as noves capitais nordestinas como centros turísticos, bem como, qual o grau de consenso/divergência entre os membros dos grupos sobre a relevância das características identificadas dentro dos seus respectivos grupos. A metodologia então adotada, foi fundamentada na teoria construtos e no modelo INDSCAL de análise multidimensional, tendo este vindo a se construir a principal técnica de análise dos dados, associada às técnicas estatísticas de média desvio-padrão, coeficiente de variação, análise de correlação simples e análise de correlação/regressão múltipla. Os resultados mostram que as principais características básicas utilizadas pelos turistas para diferenciação foram infra-estrutura de acesso e ambiente trópico-marítimo.#$&Também está demonstrado que entre os membros dos grupos o menor consenso, verifica-se em relação às dimensões denominadas atrações culturais e infra-estrutura; e segurança e honestidade. Na comparação de Natal com as demais capitais nordestinas, o maior consenso entre os grupos foi no que diz respeito á indicação daquela cidade com a que melhor se destacou em termos de ambiente trópico-marítimo, beleza, agradabilidade, transportes urbanos, eficiência e hospitalidade. Nas outras características, a cidade Natal foi, em geral, razoavelmente avaliada. As recomendações práticas oferecidas foram no sentido de dotar a cidade de Natal de melhores atrações culturais e infra-estrutura turística, foi recomendada a intensificação da divulgação em torno das praias, climas, hospitalidade, transporte urbanos, beleza natural, tranqüilidade, higiene e lisura dos recursos humanos relação de negócios com os turistas. E que a metodologia utilizada, fosse empregada em outros trabalhos de natureza acadêmica, empresarial e governamental.