Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 /

Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no m...

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Principais autores: Oliveira, Regina Lucia Freire de., Yamamoto, Oswaldo Hajime.
Formato: Tese
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spelling oai:localhost:123456789-200452022-11-29T16:54:34Z Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / Oliveira, Regina Lucia Freire de. Yamamoto, Oswaldo Hajime. Planejamento educacional. Brasil - Ensino de segundo grau. Brasil - Diretrizes educacionais - Brasil - Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no mundo do trabalho. O referencial teórico-metodológico firma-se na compreensão de que o trabalho continua sendo uma categoria central na vida societária contemporânea, contrariamente às teses que defendem o fim da sociedade do trabalho. Seu pressuposto principal indica que o corpus constituído pelas diretrizes é resultado da correlação de forças políticas e sociais, encerrando um sentido histórico-político. Do estudo de textos legais e do planejamento (leis, pareceres, portarias, decretos, planos, programas e projetos de governo), resulta claro que as orientações relativas à educação para o trabalho (nas vertentes do ensino médio e da educação profissional) têm apontado, nestes anos 90, para uma adaptação da escola às necessidades do mercado de trabalho. Estas orientações, voltadas para a competitividade, inscrevem-se na racionalidade das políticas neoliberais, afastando-se das intenções anunciadas no sentido do pleno desenvolvimento do aluno. 1 2022-10-05T10:03:38Z 2022-10-05T10:03:38Z 1997. Tese 37.014.5(81) O48t TESE 31618 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618
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Ensino de segundo grau.
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Diretrizes educacionais -
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Oliveira, Regina Lucia Freire de.
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