Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 /
Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no m...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Tese |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-20045 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-200452022-11-29T16:54:34Z Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / Oliveira, Regina Lucia Freire de. Yamamoto, Oswaldo Hajime. Planejamento educacional. Brasil - Ensino de segundo grau. Brasil - Diretrizes educacionais - Brasil - Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no mundo do trabalho. O referencial teórico-metodológico firma-se na compreensão de que o trabalho continua sendo uma categoria central na vida societária contemporânea, contrariamente às teses que defendem o fim da sociedade do trabalho. Seu pressuposto principal indica que o corpus constituído pelas diretrizes é resultado da correlação de forças políticas e sociais, encerrando um sentido histórico-político. Do estudo de textos legais e do planejamento (leis, pareceres, portarias, decretos, planos, programas e projetos de governo), resulta claro que as orientações relativas à educação para o trabalho (nas vertentes do ensino médio e da educação profissional) têm apontado, nestes anos 90, para uma adaptação da escola às necessidades do mercado de trabalho. Estas orientações, voltadas para a competitividade, inscrevem-se na racionalidade das políticas neoliberais, afastando-se das intenções anunciadas no sentido do pleno desenvolvimento do aluno. 1 2022-10-05T10:03:38Z 2022-10-05T10:03:38Z 1997. Tese 37.014.5(81) O48t TESE 31618 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Planejamento educacional. Brasil - Ensino de segundo grau. Brasil - Diretrizes educacionais - Brasil - |
spellingShingle |
Planejamento educacional. Brasil - Ensino de segundo grau. Brasil - Diretrizes educacionais - Brasil - Oliveira, Regina Lucia Freire de. Yamamoto, Oswaldo Hajime. Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
description |
Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no mundo do trabalho. O referencial teórico-metodológico firma-se na compreensão de que o trabalho continua sendo uma categoria central na vida societária contemporânea, contrariamente às teses que defendem o fim da sociedade do trabalho. Seu pressuposto principal indica que o corpus constituído pelas diretrizes é resultado da correlação de forças políticas e sociais, encerrando um sentido histórico-político. Do estudo de textos legais e do planejamento (leis, pareceres, portarias, decretos, planos, programas e projetos de governo), resulta claro que as orientações relativas à educação para o trabalho (nas vertentes do ensino médio e da educação profissional) têm apontado, nestes anos 90, para uma adaptação da escola às necessidades do mercado de trabalho. Estas orientações, voltadas para a competitividade, inscrevem-se na racionalidade das políticas neoliberais, afastando-se das intenções anunciadas no sentido do pleno desenvolvimento do aluno. |
format |
Tese |
author |
Oliveira, Regina Lucia Freire de. Yamamoto, Oswaldo Hajime. |
author_facet |
Oliveira, Regina Lucia Freire de. Yamamoto, Oswaldo Hajime. |
author_sort |
Oliveira, Regina Lucia Freire de. |
title |
Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
title_short |
Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
title_full |
Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
title_fullStr |
Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
title_full_unstemmed |
Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
title_sort |
um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirareginaluciafreirede umtempoumespacotrabalhoeducacaonasdiretrizeseducacionaisparaoensinomediobrasileironosanos90 AT yamamotooswaldohajime umtempoumespacotrabalhoeducacaonasdiretrizeseducacionaisparaoensinomediobrasileironosanos90 |
_version_ |
1766860291313762304 |