Um tempo, um espaco : trabalho / educacao nas diretrizes educacionais para o ensino medio brasileiro nos anos 90 /

Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no m...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Regina Lucia Freire de., Yamamoto, Oswaldo Hajime.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31618
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Examinar as diretrizes educacionais formuladas para o ensino médio brasileiro, nos anos 90, constitui a intenção primeira deste estudo. As análises, incidindo nos segmentos legal e do planejamento, privilegiam a área da educação para o trabalho, tomando como referência as alterações processadas no mundo do trabalho. O referencial teórico-metodológico firma-se na compreensão de que o trabalho continua sendo uma categoria central na vida societária contemporânea, contrariamente às teses que defendem o fim da sociedade do trabalho. Seu pressuposto principal indica que o corpus constituído pelas diretrizes é resultado da correlação de forças políticas e sociais, encerrando um sentido histórico-político. Do estudo de textos legais e do planejamento (leis, pareceres, portarias, decretos, planos, programas e projetos de governo), resulta claro que as orientações relativas à educação para o trabalho (nas vertentes do ensino médio e da educação profissional) têm apontado, nestes anos 90, para uma adaptação da escola às necessidades do mercado de trabalho. Estas orientações, voltadas para a competitividade, inscrevem-se na racionalidade das políticas neoliberais, afastando-se das intenções anunciadas no sentido do pleno desenvolvimento do aluno.