A formação do professor para as series iniciais da escola formal : um novo desafio /
Este trabalho apresenta um estudo sobre a organização e funcionamento da habilitação ao Magistério, em nível de 2o grau, realizado em escolas da rede pública estadual, no município de Mossoró/RN, objetivando analisar o processo formativo do professor para as séries iniciais do ensino fundamental. O...
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oai:localhost:123456789-197782022-11-29T16:49:53Z A formação do professor para as series iniciais da escola formal : um novo desafio / Lopes, Maria das Dores. Silva, Márcia Maria Tresse de Melo. Ensino fundamental. Professores - Formação. Este trabalho apresenta um estudo sobre a organização e funcionamento da habilitação ao Magistério, em nível de 2o grau, realizado em escolas da rede pública estadual, no município de Mossoró/RN, objetivando analisar o processo formativo do professor para as séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se desenvolveu através de uma pesquisa, junto a uma amostra populacional de docentes e discentes das referidas escolas, buscando detectar informações que expressassem a realidade do trabalho didático-metodológico operacionalizado por essas instituições de ensino, para os fins a que se propõem. Os dados coletados indicaram diversificação na organização do trabalho pedagógico, decorrente do posicionamento assumido por cada instituição, cujo, processo curricular adotado por elas é norteado por suas equipes internas e pelos dirigentes educacionais nas instâncias Federal e Estadual. A política educacional brasileira não tem priorizado, em seus programas, ações consistentes e permantentes para a formação do docente em todos os níveis, em particular para o ensino fundamental, fato historicamente comprovado. A fragilidade das posições políticas, nessa área da educação tem permitido a existência de cursos ineficientes, funcionando com estruturas física, material, humana e didática inadequadas à formaçào de profissioais capazes para o trabalho em educação. O próprio sistema produz no seu interior o profissional despreparado técnica e cientificamente, e consequentemente descomprometido politicamente com a luta por uma educação fundamental de qualidade.#$&A pesquisa apontou que a melhoria da habilitação ao Magistério não se dará com ações individualizadas de instituições e profissionais, mas com ações conjuntas, em parceria com órgãos públicos educacionais, instituições de ensino, profissionais da educação e comunidade em geral. Somente a força coletiva movida pela capacidade de fazer, pela vontade de agir e pelo compromisso político é que reverterá o atual quadro de decadência dos cursos de formação do professor. Foram apresentadas, às escolas que serviram de campo de estágio, sugestões em forma de encaminhamentos administrativos, técnicos e pedagógicos, como contribuição à melhoria do trabalho que vem sendo realizado atualmente na habilitação para o magistério. Cabe salientar que algumas das ações propostas já foram trabalhadas isoladamente por escola e não produziram os efeitos desejados. Defende-se, aqui, a reintegração delas ao conjunto de ações coletivas, sugerido no trabalho, como elemento originador do projeto pedagógico capaz de produzir mudanças na qualidade do curso em estudo. Este é o desagio que está posto diante de nós, profissionais da educação. 1 2022-10-05T10:02:05Z 2022-10-05T10:02:05Z 1994. Dissertação 373.3 L864f DISSERT 31245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31245 |
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Este trabalho apresenta um estudo sobre a organização e funcionamento da habilitação ao Magistério, em nível de 2o grau, realizado em escolas da rede pública estadual, no município de Mossoró/RN, objetivando analisar o processo formativo do professor para as séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se desenvolveu através de uma pesquisa, junto a uma amostra populacional de docentes e discentes das referidas escolas, buscando detectar informações que expressassem a realidade do trabalho didático-metodológico operacionalizado por essas instituições de ensino, para os fins a que se propõem. Os dados coletados indicaram diversificação na organização do trabalho pedagógico, decorrente do posicionamento assumido por cada instituição, cujo, processo curricular adotado por elas é norteado por suas equipes internas e pelos dirigentes educacionais nas instâncias Federal e Estadual. A política educacional brasileira não tem priorizado, em seus programas, ações consistentes e permantentes para a formação do docente em todos os níveis, em particular para o ensino fundamental, fato historicamente comprovado. A fragilidade das posições políticas, nessa área da educação tem permitido a existência de cursos ineficientes, funcionando com estruturas física, material, humana e didática inadequadas à formaçào de profissioais capazes para o trabalho em educação. O próprio sistema produz no seu interior o profissional despreparado técnica e cientificamente, e consequentemente descomprometido politicamente com a luta por uma educação fundamental de qualidade.#$&A pesquisa apontou que a melhoria da habilitação ao Magistério não se dará com ações individualizadas de instituições e profissionais, mas com ações conjuntas, em parceria com órgãos públicos educacionais, instituições de ensino, profissionais da educação e comunidade em geral. Somente a força coletiva movida pela capacidade de fazer, pela vontade de agir e pelo compromisso político é que reverterá o atual quadro de decadência dos cursos de formação do professor. Foram apresentadas, às escolas que serviram de campo de estágio, sugestões em forma de encaminhamentos administrativos, técnicos e pedagógicos, como contribuição à melhoria do trabalho que vem sendo realizado atualmente na habilitação para o magistério. Cabe salientar que algumas das ações propostas já foram trabalhadas isoladamente por escola e não produziram os efeitos desejados. Defende-se, aqui, a reintegração delas ao conjunto de ações coletivas, sugerido no trabalho, como elemento originador do projeto pedagógico capaz de produzir mudanças na qualidade do curso em estudo. Este é o desagio que está posto diante de nós, profissionais da educação. |
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