Extensão universitária : política e prática na UFRN /

Analisa a situação da extensão universitária na UFRN. Faz uma abordagem histórico-contextual do processo de desenvolvimento da extensão universitária, fundamentado no referencial teórico. Examina a extensão como uma função da universidade, inserida no bojo das políticas sociais do governo uma vez qu...

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Principais autores: Bacurau, Clea Maria Galvao, Valéry, Françoise Dominique., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-196252022-11-29T16:47:16Z Extensão universitária : política e prática na UFRN / Bacurau, Clea Maria Galvao Valéry, Françoise Dominique. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Extensão universitária. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Políticas públicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Analisa a situação da extensão universitária na UFRN. Faz uma abordagem histórico-contextual do processo de desenvolvimento da extensão universitária, fundamentado no referencial teórico. Examina a extensão como uma função da universidade, inserida no bojo das políticas sociais do governo uma vez que faz parte da política educacional e, assim sendo, sofre o afluxo e refluxo das circunstâncias sócio-político-econômicas do estado. Tomando a extensão como uma função educativa e política para atender aos objetivos desse estudo foi implementado uma análise do discurso oficial das práticas dos docentes e discentes em articulação com as discussões teórica conceituais da literatura específica e das informações empíricas levantadas nas entrevistas. A investigação evidenciou que as atividades de extensão na UFRN estão mais academicistas e são executadas com e para a UFRN. Reflete uma pesada máquina administrativa-burocrática e uma carência de recursos financeiros e materiais que favorecem o alheamento da comunidade universitária a essa função; apesar da maioria demonstrar-se disposta a engajar-se em programações extencionistas. Constatou-se um planejamento ao nível da definição das políticas, sem, entretanto, estabelecer um mesmo nível de acompanhamento e controle de execução para retroalimentar o processo de planejamento. Sugere-se um planejamento mais participativo, uma execução acompanhada e avaliada. Além de uma atuação efetiva de articulação, internamente a nível horizontal e vertical e com a comunidade. Desse modo a extensão estaria mais próxima de atingir os seus objetivos de formação profissionalizante de cidadania de nossos acadêmicos. 2 2022-10-05T10:01:15Z 2022-10-05T10:01:15Z 1992. Dissertação 378 B131e DISSERT 31038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/31038
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description Analisa a situação da extensão universitária na UFRN. Faz uma abordagem histórico-contextual do processo de desenvolvimento da extensão universitária, fundamentado no referencial teórico. Examina a extensão como uma função da universidade, inserida no bojo das políticas sociais do governo uma vez que faz parte da política educacional e, assim sendo, sofre o afluxo e refluxo das circunstâncias sócio-político-econômicas do estado. Tomando a extensão como uma função educativa e política para atender aos objetivos desse estudo foi implementado uma análise do discurso oficial das práticas dos docentes e discentes em articulação com as discussões teórica conceituais da literatura específica e das informações empíricas levantadas nas entrevistas. A investigação evidenciou que as atividades de extensão na UFRN estão mais academicistas e são executadas com e para a UFRN. Reflete uma pesada máquina administrativa-burocrática e uma carência de recursos financeiros e materiais que favorecem o alheamento da comunidade universitária a essa função; apesar da maioria demonstrar-se disposta a engajar-se em programações extencionistas. Constatou-se um planejamento ao nível da definição das políticas, sem, entretanto, estabelecer um mesmo nível de acompanhamento e controle de execução para retroalimentar o processo de planejamento. Sugere-se um planejamento mais participativo, uma execução acompanhada e avaliada. Além de uma atuação efetiva de articulação, internamente a nível horizontal e vertical e com a comunidade. Desse modo a extensão estaria mais próxima de atingir os seus objetivos de formação profissionalizante de cidadania de nossos acadêmicos.
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