A criança de rua e a ordem simbolica : o lugar da criança em questão /
A partir de uma reflexão sobre a presença de crianças nas ruas, evidencia-se a forma como são designadas na rede social, destacando a dicotomia existente entre as expressões criança e MENOR. Localiza a emergência de um sentimento de infância , na modernidade, momento sócio-histórico em que, ao lado...
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Formato: | Dissertação |
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Resumo: | A partir de uma reflexão sobre a presença de crianças nas ruas, evidencia-se a forma como são designadas na rede social, destacando a dicotomia existente entre as expressões criança e MENOR. Localiza a emergência de um sentimento de infância , na modernidade, momento sócio-histórico em que, ao lado de um ideal de infância, produz-se também o lugar de uma infância desviante . A partir do referencial teórico psicanalítico, o trabalho visa situar essa questão na rede simbólica, na esfera discursiva, ao mesmo tempo em que incursiona pela crítica ao ideal de criança, forjado na modernidade. A divisão na infância evidencia-se no projeto moderno de educação que se ancora nessa concepção de infância ideal, traduzido nas distintas práticas educativas destinadas às crianças das classes burguesas e das classes populares. A reflexão sobre a pedagogia tecnicista contemporânea e o predomínio do discurso técnico-científico privilegiando a formação de um homem calculável , aponta para exclusão da subjetividade e a ausência de instâncias sociais agenciadoras da função paterna, garantidora da inscrição do sujeito no simbólico, o que remete para o questionamento do lugar da criança na contemporaneidade. |
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