O psicólogo nas instituições escolares do Rio Grande do Norte /

O presente estudo teve como objetivo descrever e discutir as características da inserção do psicólogo no sistema escolar do estado do Rio Grande do Norte. A partir de um levantamento dos psicólogos com vínculo empregatício em instituições escolares dos principais municípios do estado, chegou-se a um...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Jucá, Margareth Rose Barreto de Lima., Yamamoto, Oswaldo Hajime., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/30860
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Resumo:O presente estudo teve como objetivo descrever e discutir as características da inserção do psicólogo no sistema escolar do estado do Rio Grande do Norte. A partir de um levantamento dos psicólogos com vínculo empregatício em instituições escolares dos principais municípios do estado, chegou-se a um universo de 44 profissionais, aos quais foi remetido um questionário com itens acerca dos dados sócio-demográficos, formação, trajetória e exercício profissional desses psicólogos. A amostra final foi composta por 31 psicólogos que retornaram o questionário. Os dados principais mostram que, dos 18 psicólogos atuando em Natal (capital do estado), 17 encontram-se em escolas da rede privada e somente l na rede pública, ao passo que no interior do estado, 7 estão em escolas da rede privada e 6 da rede pública. Quanto à remuneração, há uma pequena discrepância, com os psicólogos da capital percebendo rendimentos na faixa de 2-5 salários mínimos, contra 1-2 no interior. Do conjunto, apenas 9 orientaram sua formação na graduação para a área escolar, e 15 mantêm atividades concomitantes no campo clínico. Esse quadro reproduz os diversos estudos nacionais e regionais conduzidos acerca da situação do psicólogo que atua na escola, tanto no que diz respeito aos vieses da formação, clinicamente orientada, quanto à precária inserção profissional, traduzida pela baixa remuneração e a necessidade de manutenção de diversas atividades simultâneas, entre outros pontos. Considerando a escola como um importante espaço de desenvolvimento social, são discutidas a incidência das características específicas da formação e as condições do exercício profissional sobre as ações do psicólogo na escola e as novas perspectivas para uma atuação profissional que supere as debilidades constatadas na prática atual.#$&ABSTRACTS The purpose of this study was to describe and to discuss the characteristics of the work of the psychologists working in the educational system in the main towns of the state of Rio Grande do Norte (Northeast of Brazil). From a preliminary survey, it was possible to find 44 psychologists in such condition. A questionnaire with items covering social and demographic data, professional training and status was sent to these psychologists. The final sample of this study consisted of 31 psychologists. The main results pointed out that from 18 psychologists working in Natal (capital of the state), 17 were linked to private schools and only l to a public school. In the other towns, 7 were working in private schools and 6 in public schools. There was a small difference related to the wages: the range in the capital was 2-5 minimum wages and 1-2 in the other towns. Only 9 psychologists out of the whole sample directed their undergraduate studies to the school and educational psychology and 15 had other simultaneous activities in the clinical area. The present data reproduce the situation that school psychologists report in the literature, both the bias in the professional training and the precarious professional status (low income, accumulation of different activities). Considering that the school is an important place of social development, we discuss the incidence of the special characteristics of the professional training and conditions on the actual practice of the psychologist, and the new perspectives and possibilities for the area.