A práxis na formação de educadores infantis /

Resumo: A presente investigação se reporta aos elementos prioritários de uma proposta curricular para formação de alfabetizadores de jovens e adultos, no que concerne à relação entre os saberes acadêmicos e os saberes da experiência docente. O campo empírico da pesquisa se constitui na ação das form...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Regina Célia de., Borges, Maria Fernanda S. Tognozzi.
Formato: Livro
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Resumo:Resumo: A presente investigação se reporta aos elementos prioritários de uma proposta curricular para formação de alfabetizadores de jovens e adultos, no que concerne à relação entre os saberes acadêmicos e os saberes da experiência docente. O campo empírico da pesquisa se constitui na ação das formadoras de alfabetizadores do Programa GerAção Cidadã (2004-2005), vinculado como Projeto de Extensão à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busca-se entender como essas formadoras pensam a articulação dos saberes experienciais, advindos de suas práticas educativas em comunidades e do conhecimento científico do qual são portadoras, que devem ser mediados nas salas de aula. Este trabalho fundamenta-se nos princípios da pesquisa colaborativa, modalidade da pesquisa qualitativa. Recorre-se a procedimentos com base na pesquisa colaborativa, em especial às sessões reflexivas, conjuntamente com a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Essas sessões propiciaram ao grupo das formadoras a auto-reflexão e a reflexão no coletivo sobre sua prática, com vistas à elaboração de proposições que contribuam para o incremento das ações educativas. O debate sobre as especificidades na formação de educadores para a EJA, em seus papéis sociais diferenciados e na reflexão sobre as experiências das formadoras, é exemplo dessas contribuições; elementos considerados essenciais para a elaboração de uma proposta de formação, como tempos e espaços formativos, diálogo e memória social, também são discutidos. A organização curricular em uma dimensão ampliada é aquela que não se restringe à instituição escolar, mas a percebe enquanto estruturante na ligação dos saberes que permeiam a comunidade e a Universidade. Sob essa óptica, conclui-se que a relação dos saberes científicos com os saberes experienciais, presentes nas práticas culturais dos envolvidos no processo formativo, é o fundamento para uma#$&proposição curricular voltada a um curso de formação para educadores comprometidos com as mudanças sociais.#$&Abstract: This paper deals with the fundamental elements of a curricular proposal aiming at the formation of alphabetizers of young and adults, as long as it concerns the relation between the academic knowledge and that one arising from the classroom experience. The empirical field of the research comes from the work of the teachers responsible for the formation of the alphabetizers of the GerAção Cidadã Program (2004-2005) linked, as an Extension Program, to Federal University of Rio Grande do Norte. Indeed, it tries to understand how these young and adult educators' makers figure out the link between the experienced knowledge, which their lives give testimony of, with the scientific knowledge, which they are entitled to mediate in class. This work is funded in the principies of the Collaborative Research, which constitutes a kind of qualitative research. It makes use of procedures supported by qualitative research, especially those ones related to reflexive sessions, as well as to documental researches and semi-structured interviews. These spaces have afforded the group of alphabetizers the opportunity to talk over their practice, not only individually but also collectively, in order to work out contributive proposals having in view changes in the educative actions. As elaborated contributions, we present a discussion about the specificities in the making of educators to EJA, in their differentiated social roles. Reflecting on the experiences of the educators' makers, we highlight those elements we regard as essential to the constitution of a formation proposal, like formative times and spaces, dialogue and social memory. The curricular organization is compreneded as part of an enlarged dimension that does not restraint itself to school; rather, it is visualized as a structuring instance that connects different knowledge surpassing community and university. Under this optics, we come to the conclusion that the connection the scientific knowledge#$&establishes with the experienced one, which is immersed in the cultural practices of those who are involved in the formative process, is the basement to a curricular proposal of a formation course destined to educators committed with the need of changing society.