Sob o signo de lumiar : uma leitura da trilogia de Sérgio Campos /

Resumo: A dissertação que apresentamos ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na área de Literatura Comparada, tem por objetivo central um estudo do imaginário na poética de Sérgio Campos, mais especificamente na Trilogia de lumiar (composta pêlos livros Nativa idade. O lobo e...

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Principais autores: Gondim Filho, Raimundo Leontino Leite., Souza, Ilza Matias de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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description Resumo: A dissertação que apresentamos ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na área de Literatura Comparada, tem por objetivo central um estudo do imaginário na poética de Sérgio Campos, mais especificamente na Trilogia de lumiar (composta pêlos livros Nativa idade. O lobo e o pastor e As iras do dia), como algo nascente da subjetividade de um universo simbólico arruinado. Inseridos nessa perspectiva, realizaremos uma abordagem voltada para os elementos linguísticos responsáveis pela estruturação e pelo entrelaçamento dos processos semióticos nos poemas que compõem a trilogia. O trabalho propõe-se, ainda, a observar e a anotar como os vários significados que circulam por áreas, as mais diversas, que vão da ética à estética, da filologia à filosofia, da lírica á épica, da política á poíesis. enfim, do velho ao novo e vice-versa conseguem produzir uma obra caleidoscópica, onde o poeta é capaz de reinventar procedimentos estilísticos para inserir a sua voz junto às outras vozes circulantes. Através do conhecimento da tradição, Sérgio Campos procura situar o seu trabalho no campo das relações modernas: a poesia como uma rede textual que visa amalgamar concepções, percepções e imagens de um mundo em contínuo processo de fragmentação. Para tanto, ele evoca os postulados da mitopoética, sem jamais se render á forte pressão dogmática dos ensinamentos literários consagrados. O que lhe interessa, acima de tudo, é individualizar o eco de sua voz, trabalho desafiador, porém o único caminho posto, aos que se querem como artistas da palavra. O estudo do imaginário na Trilogia de lumiar, define as estratégias discursivas/textuais de um autor que busca, permanentemente, re-alimentar o texto poético com as modalidades de escrita, que a todo momento interrogam o artista contemporâneo: o lugar das representações, o trabalho de citações, a aventura de criar/produzir, a técnica de simular#$&vínculos com o outro (a voz do estranho que se toma um igual). Em suma, faz-se uma leitura crítica que se quer como narrativa viva, nesse emaranhado de expressões que é a própria razão de ser das coisas.#$&Abstract: This dissertation presented to pos-graduation program in language studies (PgPLS) in comparative literature scope, hás as main purpose, a imaginary study in Sérgio Campos poetry, especificaliy in Trilogia de lumiar (composed of Nativa idade, O lobo e o pastor and As iras do dia) seeing it like something rised from a simbolic ruined universe of subjectiveness. Into this view, we will perceive an approach worried with linguistics elements responsible for semiotic process struturation and interweaveness, in trilogy poems. This work aiso proposes to observe and takes notes about several meanings that travei by different áreas, like ethics and aesthetics, filology and philosopy, epics and lyrics, politics and poiesis, at last, about the oíd and the new, and vice versa, that produces a kaleidoscopic work, where the poet is capable to rebuilt stilistics procedures to introduce his voice into another circulating voices. Using the tradition knowledge, Sérgio Campos sets his work in modern relations scope: the poetry like a textual net that searches to amalgamate conceptions, perceptions and images of a worid in a continuous process of fragmentation. To this, he evocates the mithopoetic postulates, but never surrenders to the strong dogmatic pressure of consecrated literary teachings. He wants, above ali, individualize his voice echo, a challenging work, but the oníy way to someone who wants to be an artist of words. The imaginary study in Trilogia de lumiar, defines discussive/textual strategics of an author that ever searches to resuppiy the poetic text with writing modalities, that always inquire the contemporary artist: the representation setting, the quotation work, the create/produce adventure, the simulation technique with the otherness (a strange voice that becomes a brother). In short, a criticai reading that wants to be an alive narrative, in this mixture of impressions that is the things proper reason of being.
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