A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural
Apresenta uma reflexão sobre o modo como a crise ambiental vivenciada na atualidade pode demonstrar, de forma evidente, que o modelo de relação historicamente edificado entre seres humanos e natureza tornou-se destrutivo e insustentável. Considera-se que esse modelo de relação foi altamente influenc...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-187259 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1872592023-07-17T15:07:28Z A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural Santos, Janaina. Educação ambiental. Sustentabilidade. Conservação da natureza. Apresenta uma reflexão sobre o modo como a crise ambiental vivenciada na atualidade pode demonstrar, de forma evidente, que o modelo de relação historicamente edificado entre seres humanos e natureza tornou-se destrutivo e insustentável. Considera-se que esse modelo de relação foi altamente influenciado pelo desenvolvimento da ciência moderna que, desde os seus primórdios, busca o domínio da natureza com o objetivo de conhecê-la. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de cientistas como Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton, que efetivamente alteraram a forma como o ser humano se relacionaria com o mundo externo. A obra discute também como a modernidade se constituiu, dialeticamente, a partir do domínio da razão instrumental e do progresso tecnológico da ciência, subordinando a ela os destinos da humanidade. A partir das contribuições da Teoria Crítica, a autora busca compreender o papel desempenhado pela educação no processo de emancipação dos indivíduos diante dos ditames da indústria cultural e da sociedade de consumo, cujos discursos 'ecologicamente corretos' visam a fidelizar um mercado consumidor para seus produtos, fabricados na lógica da produção capitalista de mercadorias, mas com apelos à preservação ambiental. Nesse sentido, observam-se o crescimento e a difusão de filmes infantis sobre a temática ambiental que vêm constantemente invadindo espaços da sociedade, entre eles a escola. Considerando essa problemática, a obra analisa, ainda, as razões que motivam os professores dos primeiros anos do ensino básico a utilizarem filmes infantis quando abordam a questão ambiental em suas aulas. Por se tratar de um tema contemporâneo, a leitura deste livro é indispensável aos professores que conscientes da urgência e da necessidade de abordagens críticas em suas aulas poderão encontrar aqui reflexões significativas sobre a temática ambiental. 0 2022-10-07T01:16:10Z 2022-10-07T01:16:10Z 2018. Digital 37:504 S237t 1.ed. 9788547314972 275098 https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação ambiental. Sustentabilidade. Conservação da natureza. |
spellingShingle |
Educação ambiental. Sustentabilidade. Conservação da natureza. Santos, Janaina. A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
description |
Apresenta uma reflexão sobre o modo como a crise ambiental vivenciada na atualidade pode demonstrar, de forma evidente, que o modelo de relação historicamente edificado entre seres humanos e natureza tornou-se destrutivo e insustentável. Considera-se que esse modelo de relação foi altamente influenciado pelo desenvolvimento da ciência moderna que, desde os seus primórdios, busca o domínio da natureza com o objetivo de conhecê-la. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de cientistas como Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton, que efetivamente alteraram a forma como o ser humano se relacionaria com o mundo externo. A obra discute também como a modernidade se constituiu, dialeticamente, a partir do domínio da razão instrumental e do progresso tecnológico da ciência, subordinando a ela os destinos da humanidade. A partir das contribuições da Teoria Crítica, a autora busca compreender o papel desempenhado pela educação no processo de emancipação dos indivíduos diante dos ditames da indústria cultural e da sociedade de consumo, cujos discursos 'ecologicamente corretos' visam a fidelizar um mercado consumidor para seus produtos, fabricados na lógica da produção capitalista de mercadorias, mas com apelos à preservação ambiental. Nesse sentido, observam-se o crescimento e a difusão de filmes infantis sobre a temática ambiental que vêm constantemente invadindo espaços da sociedade, entre eles a escola. Considerando essa problemática, a obra analisa, ainda, as razões que motivam os professores dos primeiros anos do ensino básico a utilizarem filmes infantis quando abordam a questão ambiental em suas aulas. Por se tratar de um tema contemporâneo, a leitura deste livro é indispensável aos professores que conscientes da urgência e da necessidade de abordagens críticas em suas aulas poderão encontrar aqui reflexões significativas sobre a temática ambiental. |
format |
Digital |
author |
Santos, Janaina. |
author_facet |
Santos, Janaina. |
author_sort |
Santos, Janaina. |
title |
A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
title_short |
A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
title_full |
A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
title_fullStr |
A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
title_full_unstemmed |
A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
title_sort |
temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural |
publishDate |
2022 |
url |
https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
work_keys_str_mv |
AT santosjanaina atematicaambientalnaescolaeosartefatosdaindustriacultural AT santosjanaina tematicaambientalnaescolaeosartefatosdaindustriacultural |
_version_ |
1771689970541527040 |