A construção coletiva na escola como espaço de formação
Considerar a escola como o lugar privilegiado para a formação docente, onde a construção do conhecimento se constrói na interação com o outro, nos faz perceber que o professor é, antes de tudo, uma pessoa em evolução, em busca de um tornar-se uma pessoa em relação ao outro. Para isso, a escola, na s...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-186633 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1866332023-07-17T15:15:52Z A construção coletiva na escola como espaço de formação Führ, Regina Candida. Professores - Formação. Aprendizagem. Educação permanente. Considerar a escola como o lugar privilegiado para a formação docente, onde a construção do conhecimento se constrói na interação com o outro, nos faz perceber que o professor é, antes de tudo, uma pessoa em evolução, em busca de um tornar-se uma pessoa em relação ao outro. Para isso, a escola, na sua estrutura organizacional, deve privilegiar espaços de formação continuada para os docentes. A escola, quando constituída como articuladora dos espaços coletivos, oportuniza a construção de redes de conhecimento na qual um aprende com o outro, através da troca, da observação, do questionamento, do conhecimento, do relacionamento. Os professores aprendem informalmente com seus pares e a partir de suas próprias experiências. Como eixo articulador da coletividade e espaço de formação, a escola envolve todos os segmentos da comunidade. Dessa forma, o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, quando adotado e incorporado, poderá constituir o eixo de aprendizagem da escola, em sua busca por oferecer processos de ensino-aprendizagem que façam a diferença para todos os participantes: professores, alunos, pais, administradores e comunidade. À medida que a escola coletivamente busca soluções para seus problemas, um novo conhecimento é gerado, sugerindo alternativas de ação. 0 2022-10-07T01:04:19Z 2022-10-07T01:04:19Z 2015. Digital 37.011.3-051 F959c 1.ed. 9788547317928 274253 https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Professores - Formação. Aprendizagem. Educação permanente. |
spellingShingle |
Professores - Formação. Aprendizagem. Educação permanente. Führ, Regina Candida. A construção coletiva na escola como espaço de formação |
description |
Considerar a escola como o lugar privilegiado para a formação docente, onde a construção do conhecimento se constrói na interação com o outro, nos faz perceber que o professor é, antes de tudo, uma pessoa em evolução, em busca de um tornar-se uma pessoa em relação ao outro. Para isso, a escola, na sua estrutura organizacional, deve privilegiar espaços de formação continuada para os docentes. A escola, quando constituída como articuladora dos espaços coletivos, oportuniza a construção de redes de conhecimento na qual um aprende com o outro, através da troca, da observação, do questionamento, do conhecimento, do relacionamento. Os professores aprendem informalmente com seus pares e a partir de suas próprias experiências. Como eixo articulador da coletividade e espaço de formação, a escola envolve todos os segmentos da comunidade. Dessa forma, o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, quando adotado e incorporado, poderá constituir o eixo de aprendizagem da escola, em sua busca por oferecer processos de ensino-aprendizagem que façam a diferença para todos os participantes: professores, alunos, pais, administradores e comunidade. À medida que a escola coletivamente busca soluções para seus problemas, um novo conhecimento é gerado, sugerindo alternativas de ação. |
format |
Digital |
author |
Führ, Regina Candida. |
author_facet |
Führ, Regina Candida. |
author_sort |
Führ, Regina Candida. |
title |
A construção coletiva na escola como espaço de formação |
title_short |
A construção coletiva na escola como espaço de formação |
title_full |
A construção coletiva na escola como espaço de formação |
title_fullStr |
A construção coletiva na escola como espaço de formação |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva na escola como espaço de formação |
title_sort |
construção coletiva na escola como espaço de formação |
publishDate |
2022 |
url |
https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
work_keys_str_mv |
AT fuhrreginacandida aconstrucaocoletivanaescolacomoespacodeformacao AT fuhrreginacandida construcaocoletivanaescolacomoespacodeformacao |
_version_ |
1771847361279033344 |