Teoria Queer um aprendizado pelas diferenças /
Excelente introdução ao debate em torno da Teoria Queer, o presente livro é escrito com a precisão e a sensibilidade peculiares a Richard Miskolci, este jovem, inspirado e talentoso pesquisador das temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. A partir da narrativa pessoal de suas experiê...
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oai:localhost:123456789-1866312023-07-17T15:15:51Z Teoria Queer um aprendizado pelas diferenças / Miskolci, Richard. Teoria Queer. Controle social. Identidade de gênero. Identidade social. Sexo - Diferenças (Educação) Excelente introdução ao debate em torno da Teoria Queer, o presente livro é escrito com a precisão e a sensibilidade peculiares a Richard Miskolci, este jovem, inspirado e talentoso pesquisador das temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. A partir da narrativa pessoal de suas experiências escolares, marcadas pelo autoritarismo e pela violência dos anos finais da ditadura militar, adentramos, por meio de uma leitura leve e aprofundada, numa reflexão balizada pelo desejo de transformar as relações de poder presentes na escola heteronormativa, que desconhece as múltiplas facetas da expressão humana e impõe padrões binários daquilo que se espera do 'ser homem' e do 'ser mulher'. A Teoria Queer, tal como vem sendo incorporada à cultura e às práticas da sociedade brasileira, vem questionar os dispositivos de biopolítica que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a quem ousa ser diferente. E vem, assim, propor um novo olhar para a escola e para a educação, onde a ilusão da neutralidade quanto à construção ideológica de uma hegemonia identitária deve ser vinculada a alguns interesses e não a outros. Lidar com o diferente, na perspectiva de também se transformar e se colocar em questão: eis a provocação queer para uma escola que traz ao discurso as experiências do estigma e da humilhação, a fim de repensar a si própria em face do convívio humano e das demandas da sociedade civil. Keila Deslandes Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Paris Coordenadora do Programa de Educação para a Diversidade UFOP 0 2022-10-07T01:04:17Z 2022-10-07T01:04:17Z 2015. Digital 316.2 M678t 2.ed. 9788582179338 274250 https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
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Excelente introdução ao debate em torno da Teoria Queer, o presente livro é escrito com a precisão e a sensibilidade peculiares a Richard Miskolci, este jovem, inspirado e talentoso pesquisador das temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. A partir da narrativa pessoal de suas experiências escolares, marcadas pelo autoritarismo e pela violência dos anos finais da ditadura militar, adentramos, por meio de uma leitura leve e aprofundada, numa reflexão balizada pelo desejo de transformar as relações de poder presentes na escola heteronormativa, que desconhece as múltiplas facetas da expressão humana e impõe padrões binários daquilo que se espera do 'ser homem' e do 'ser mulher'. A Teoria Queer, tal como vem sendo incorporada à cultura e às práticas da sociedade brasileira, vem questionar os dispositivos de biopolítica que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a quem ousa ser diferente. E vem, assim, propor um novo olhar para a escola e para a educação, onde a ilusão da neutralidade quanto à construção ideológica de uma hegemonia identitária deve ser vinculada a alguns interesses e não a outros. Lidar com o diferente, na perspectiva de também se transformar e se colocar em questão: eis a provocação queer para uma escola que traz ao discurso as experiências do estigma e da humilhação, a fim de repensar a si própria em face do convívio humano e das demandas da sociedade civil. Keila Deslandes Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Paris Coordenadora do Programa de Educação para a Diversidade UFOP |
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