Maes e professoras de pré-escola : encontros e desencontros (representações sociais de uma relação) /

Este estudo teve como objetivo apreender como mães e professoras de crianças de pré-escola representam a relação que as une. Encontrou-se no construto Representação Social, tal como é proposto por Moscovici e seus seguidores, o caminho que permitiria que se investigasse o sentido implicado nesta rel...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pinheiro, Isabel Cristina Miranda., Madeira, Margot Campos.
Formato: Dissertação
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Resumo:Este estudo teve como objetivo apreender como mães e professoras de crianças de pré-escola representam a relação que as une. Encontrou-se no construto Representação Social, tal como é proposto por Moscovici e seus seguidores, o caminho que permitiria que se investigasse o sentido implicado nesta relação complexa. A representação social de um dado objeto, para ser captada em sua riqueza heurística, exige que se a busque no espaço amplo, complexo e articulado, que a associa a outros objetos, a partir da experiência concreta que deles tem o indivíduo. É, portanto, na interação, que todo esse processo se constrói, num contínuo recomeçar. O trabalho analítico inicia-se com uma breve retrospectiva histórica sobre o papel da pré-escola, em articulação com a evolução das funções atribuídas às mães. Esta retrospectiva permitiu a criação do cenário em meio ao qual os atores sociais (mães e professoras) constroem o sentido dos encontros e desencontros que os ligam. Optou-se por assumir a pesquisa como um estado de caso, que teve como espaço uma pré-escola pública da cidade de Natal e se ateve particularmente a analisar, sob a ótica da análise da enunciação, entrevistas convencionais realizadas com 10 professoras e 16 mães desta pré-escola. Os resultados das análises permitem entrever, que ao olhar o outro, cada um dos pólos desta relação se vê em seus conflitos, suas ambigüidades e sua culpa. Mãe e professora espelham, cada uma a seu turno, a busca de uma definição positiva de si, ao atribuir à outra a negatividade que pretendem esconder. Nesta ótica, o espaço da relação mãe e professora de pré-escola vai se caracterizar como um lugar conflitivo, de disputa e de busca de um sentido, socialmente aceitável, para as próprias ações.