Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /

O presente estudo procura reconhecer os modelos educativos atuais baseados nas teorias pedagógicas e de aprendizagem encontradas da JUFRA realizadas em Belém do Pará, Brasil, no período de 1954 a 1964. Para tal foi realizada entrevista diretiva com os remanescentes da associação através da técnica d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Teixeira, Homerval Ribeiro, Centurión, Diosnel, Universidad Autónoma de Asunción.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/273569
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-186217
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Juventude Franciscana
Brasil.
Tese.
Educação -
Estudo e ensino.
Tese.
Igreja Católica -
Educação
Tese.
Education.
Catholic church.
spellingShingle Juventude Franciscana
Brasil.
Tese.
Educação -
Estudo e ensino.
Tese.
Igreja Católica -
Educação
Tese.
Education.
Catholic church.
Teixeira, Homerval Ribeiro
Centurión, Diosnel
Universidad Autónoma de Asunción.
Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
description O presente estudo procura reconhecer os modelos educativos atuais baseados nas teorias pedagógicas e de aprendizagem encontradas da JUFRA realizadas em Belém do Pará, Brasil, no período de 1954 a 1964. Para tal foi realizada entrevista diretiva com os remanescentes da associação através da técnica de história oral. Este estudo não trabalha com hipóteses, mas com os seguintes constructos: atividades sócio-educativas, JUFRA, modelos educativos, teorias pedagógicas, teorias da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com nuance histórica e abordagem qualitativa. Os dados foram analisados para identificar os modelos educativos nas atividades da JUFRA, agrupando as atividades em forma de indicadores que permitiram a interpretação e a busca de elementos semelhantes nas teorias pedagógicas e de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um quadro que reunia todos os tipos de atividades fornecidas pelos entrevistados e pelos documentos coletados da JUFRA, distribuídas em indicadores. Em seguida procedeu-se a identificar nessas atividades as teorias pedagógicas e de aprendizagem. Os resultados obtidos sugerem que a JUFRA adotou modelos educativos que tem alguma relação com modelos educativos atuais, trabalhados primariamente dentro de uma abordagem tradicional, condutista e humanista, com nuanças das aprendizagem sócio-construtivista, da aprendizagem significativa de Ausubel e da teoria vygotskiana.#$&Este estudio pretendió reconocer los modelos educativos actuales basados en las teorías pedagógicas y de aprendizaje encontrados en las actividades de la JUFRA realizadas en Belém de Pará, Brasil, en el período de 1954 y 1964. Para ello fue realizada una entrevista directiva con los sobrevivientes de la asociación a través de la historia oral. El estudio no trabajó con hipótesis, pero lo hizo a partir de estos constructos: actividades socio-educativas, JUFRA, modelos educativos, teorías pedagógicas y de aprendizaje. Se trata de un estudio descriptivo, con perspectiva histórica y abordaje cualitativo. Los datos fueron analizados para identificar los modelos educativos en las actividades de la JUFRA, agrupando tales actividades a través de indicadores que permitieron la interpretación y búsqueda de elementos semejantes en las teorías pedagógicas y de aprendizaje. Para ello se elaboró un cuadro de todos los tipos de actividades y éstas en indicadores específicos. Seguidamente se procedió a identificar en esas actividades las teorías pedagógicas y de aprendizaje. Los resultados sugieren que la JUFRA adoptó modelos educativos que guardam algún grado de relación con los actuales, trabajando particularmente dentro de un abordaje tradicional, conductista y humanista. En ellos, sin embargo, pudo detectarse elementos de aprendizaje socio-constructivista basado en la teoría de Piaget y Brunner, así como el de aprendizaje significativo de Ausubel y de Vygostky.#$&The present study aimed to recognize the current education models based upon the teaching and learning theories found within the activities of the JUFRA in Belem of Pará, Brazil, from 1954 through 1964. To gather the information, the researcher conducted directed interviews with the survivors of the association using the oral history technique. The study did not have any hypothesis , but developed several constructs to organize and analyze the data, such as: socio-educational activities; JUFRA; educational models; and pedagogical and learning theories. It was a descriptive study, with a historical perspective and qualitative approach. The data were analyzed in order to identify the educational models implied within the JUFRA's activities, grouping such activities through some indicators which allowed the interpretation of the data and the similar elements drawn from both teaching and learning theories. To facilitate the task, it was developed a table containing the different types of activities and their correspondent indicators. Then, those theories were identified and analyzed. The results suggest that the JUFRA adopted educational models based on traditional, vertical and humanist models. They were nonetheless helpful in the task of identifying socio-constructivist learning elements based on the theories of Piaget, Brunner, as well and the significant learning theory of Ausubel and Vygostky.
format Tese
author Teixeira, Homerval Ribeiro
Centurión, Diosnel
Universidad Autónoma de Asunción.
author_facet Teixeira, Homerval Ribeiro
Centurión, Diosnel
Universidad Autónoma de Asunción.
author_sort Teixeira, Homerval Ribeiro
title Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
title_short Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
title_full Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
title_fullStr Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
title_full_unstemmed Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
title_sort modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da jufra em belém do pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/273569
work_keys_str_mv AT teixeirahomervalribeiro modeloseducativosdetectadosnasatividadessocioeducativasdajufraembelemdoparanoperiodode1954a1964emtermosdeteoriaspedagogicasedeaprendizagem
AT centuriondiosnel modeloseducativosdetectadosnasatividadessocioeducativasdajufraembelemdoparanoperiodode1954a1964emtermosdeteoriaspedagogicasedeaprendizagem
AT universidadautonomadeasuncion modeloseducativosdetectadosnasatividadessocioeducativasdajufraembelemdoparanoperiodode1954a1964emtermosdeteoriaspedagogicasedeaprendizagem
_version_ 1766813789525639168
spelling oai:localhost:123456789-1862172022-12-01T12:34:16Z Modelos educativos detectados nas atividades socio-educativas da JUFRA em Belém do Pará, no período de 1954 a 1964, em termos de teorias pedagógicas e de aprendizagem / Teixeira, Homerval Ribeiro Centurión, Diosnel Universidad Autónoma de Asunción. Juventude Franciscana Brasil. Tese. Educação - Estudo e ensino. Tese. Igreja Católica - Educação Tese. Education. Catholic church. O presente estudo procura reconhecer os modelos educativos atuais baseados nas teorias pedagógicas e de aprendizagem encontradas da JUFRA realizadas em Belém do Pará, Brasil, no período de 1954 a 1964. Para tal foi realizada entrevista diretiva com os remanescentes da associação através da técnica de história oral. Este estudo não trabalha com hipóteses, mas com os seguintes constructos: atividades sócio-educativas, JUFRA, modelos educativos, teorias pedagógicas, teorias da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com nuance histórica e abordagem qualitativa. Os dados foram analisados para identificar os modelos educativos nas atividades da JUFRA, agrupando as atividades em forma de indicadores que permitiram a interpretação e a busca de elementos semelhantes nas teorias pedagógicas e de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um quadro que reunia todos os tipos de atividades fornecidas pelos entrevistados e pelos documentos coletados da JUFRA, distribuídas em indicadores. Em seguida procedeu-se a identificar nessas atividades as teorias pedagógicas e de aprendizagem. Os resultados obtidos sugerem que a JUFRA adotou modelos educativos que tem alguma relação com modelos educativos atuais, trabalhados primariamente dentro de uma abordagem tradicional, condutista e humanista, com nuanças das aprendizagem sócio-construtivista, da aprendizagem significativa de Ausubel e da teoria vygotskiana.#$&Este estudio pretendió reconocer los modelos educativos actuales basados en las teorías pedagógicas y de aprendizaje encontrados en las actividades de la JUFRA realizadas en Belém de Pará, Brasil, en el período de 1954 y 1964. Para ello fue realizada una entrevista directiva con los sobrevivientes de la asociación a través de la historia oral. El estudio no trabajó con hipótesis, pero lo hizo a partir de estos constructos: actividades socio-educativas, JUFRA, modelos educativos, teorías pedagógicas y de aprendizaje. Se trata de un estudio descriptivo, con perspectiva histórica y abordaje cualitativo. Los datos fueron analizados para identificar los modelos educativos en las actividades de la JUFRA, agrupando tales actividades a través de indicadores que permitieron la interpretación y búsqueda de elementos semejantes en las teorías pedagógicas y de aprendizaje. Para ello se elaboró un cuadro de todos los tipos de actividades y éstas en indicadores específicos. Seguidamente se procedió a identificar en esas actividades las teorías pedagógicas y de aprendizaje. Los resultados sugieren que la JUFRA adoptó modelos educativos que guardam algún grado de relación con los actuales, trabajando particularmente dentro de un abordaje tradicional, conductista y humanista. En ellos, sin embargo, pudo detectarse elementos de aprendizaje socio-constructivista basado en la teoría de Piaget y Brunner, así como el de aprendizaje significativo de Ausubel y de Vygostky.#$&The present study aimed to recognize the current education models based upon the teaching and learning theories found within the activities of the JUFRA in Belem of Pará, Brazil, from 1954 through 1964. To gather the information, the researcher conducted directed interviews with the survivors of the association using the oral history technique. The study did not have any hypothesis , but developed several constructs to organize and analyze the data, such as: socio-educational activities; JUFRA; educational models; and pedagogical and learning theories. It was a descriptive study, with a historical perspective and qualitative approach. The data were analyzed in order to identify the educational models implied within the JUFRA's activities, grouping such activities through some indicators which allowed the interpretation of the data and the similar elements drawn from both teaching and learning theories. To facilitate the task, it was developed a table containing the different types of activities and their correspondent indicators. Then, those theories were identified and analyzed. The results suggest that the JUFRA adopted educational models based on traditional, vertical and humanist models. They were nonetheless helpful in the task of identifying socio-constructivist learning elements based on the theories of Piaget, Brunner, as well and the significant learning theory of Ausubel and Vygostky. 1 2022-10-07T00:56:38Z 2022-10-07T00:56:38Z 2009. Tese 371.3 T266m TESE 273569 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/273569 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/273569