Política educacional e modernização falaciosa no Brasil
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso gove...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Digital |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-185959 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1859592023-07-17T15:14:30Z Política educacional e modernização falaciosa no Brasil Hora, Dinair Leal da. Politica e educação. Políticas públicas. Educação - Finalidades e objetivos. Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso governamental operava uma inculcação ideológica, segundo a qual a capacidade de operar bem, com eficiência, é atributo exclusivo de iniciativa privada, o que justificava a conservação, a expansão e a radicalização das estruturas básicas do capitalismo, sob as vestes do modelo neoliberal. As políticas governamentais traçadas para a educação brasileira a articularam aos objetivos econômicos, voltados a interesses desvinculados da realidade e das necessidades sociais do País, retomando o discurso da mesma elite que há décadas governou o Brasil, intensificado pela sobrevalorização dos meios técnicos, desconsiderando o processo de educação como meta do seu povo e instrumento de construção de uma modernidade que significasse ampliação do horizonte de liberdade e justiça social. O livro representa um relevante estudo que retira as máscaras ideológicas que se encontravam encobrindo as intenções políticas embutidas nas propostas de modernização da sociedade brasileira, discutindo e analisando a relação entre modernidade e política educacional, buscando a compreensão explicativa do discurso e das práticas falaciosas no processo modernizador. 0 2022-10-07T00:51:35Z 2022-10-07T00:51:35Z 2018. Digital 37.014.5 H811p 9788547314736 273224 https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Politica e educação. Políticas públicas. Educação - Finalidades e objetivos. |
spellingShingle |
Politica e educação. Políticas públicas. Educação - Finalidades e objetivos. Hora, Dinair Leal da. Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
description |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso governamental operava uma inculcação ideológica, segundo a qual a capacidade de operar bem, com eficiência, é atributo exclusivo de iniciativa privada, o que justificava a conservação, a expansão e a radicalização das estruturas básicas do capitalismo, sob as vestes do modelo neoliberal. As políticas governamentais traçadas para a educação brasileira a articularam aos objetivos econômicos, voltados a interesses desvinculados da realidade e das necessidades sociais do País, retomando o discurso da mesma elite que há décadas governou o Brasil, intensificado pela sobrevalorização dos meios técnicos, desconsiderando o processo de educação como meta do seu povo e instrumento de construção de uma modernidade que significasse ampliação do horizonte de liberdade e justiça social. O livro representa um relevante estudo que retira as máscaras ideológicas que se encontravam encobrindo as intenções políticas embutidas nas propostas de modernização da sociedade brasileira, discutindo e analisando a relação entre modernidade e política educacional, buscando a compreensão explicativa do discurso e das práticas falaciosas no processo modernizador. |
format |
Digital |
author |
Hora, Dinair Leal da. |
author_facet |
Hora, Dinair Leal da. |
author_sort |
Hora, Dinair Leal da. |
title |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
title_short |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
title_full |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
title_fullStr |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Política educacional e modernização falaciosa no Brasil |
title_sort |
política educacional e modernização falaciosa no brasil |
publishDate |
2022 |
url |
https://search.ebscohost.com/login.aspx?authtype=ip,shib&custid=s5870834&groupid=main&profile=ehost |
work_keys_str_mv |
AT horadinairlealda politicaeducacionalemodernizacaofalaciosanobrasil |
_version_ |
1771687888799399936 |