Política educacional e modernização falaciosa no Brasil

Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso gove...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Hora, Dinair Leal da.
Formato: Digital
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Descrição
Resumo:Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso governamental operava uma inculcação ideológica, segundo a qual a capacidade de operar bem, com eficiência, é atributo exclusivo de iniciativa privada, o que justificava a conservação, a expansão e a radicalização das estruturas básicas do capitalismo, sob as vestes do modelo neoliberal. As políticas governamentais traçadas para a educação brasileira a articularam aos objetivos econômicos, voltados a interesses desvinculados da realidade e das necessidades sociais do País, retomando o discurso da mesma elite que há décadas governou o Brasil, intensificado pela sobrevalorização dos meios técnicos, desconsiderando o processo de educação como meta do seu povo e instrumento de construção de uma modernidade que significasse ampliação do horizonte de liberdade e justiça social. O livro representa um relevante estudo que retira as máscaras ideológicas que se encontravam encobrindo as intenções políticas embutidas nas propostas de modernização da sociedade brasileira, discutindo e analisando a relação entre modernidade e política educacional, buscando a compreensão explicativa do discurso e das práticas falaciosas no processo modernizador.