Os discursos dos conteúdos na sala de aula : informativo vs formativo /

Resumo: Esta pesquisa analisa os discursos da sala de aula, numa perspectiva de ensino dos conteúdos, através do uso da língua materna. Assim, ao partirmos da consideração de que o discurso da sala de aula é heterogêneo, procuramos analisar o funcionamento do tópico discursivo, como também as ocorrê...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lacerda, Gorete Maria de., Passeggi, Luis Álvaro A., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/29606
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esta pesquisa analisa os discursos da sala de aula, numa perspectiva de ensino dos conteúdos, através do uso da língua materna. Assim, ao partirmos da consideração de que o discurso da sala de aula é heterogêneo, procuramos analisar o funcionamento do tópico discursivo, como também as ocorrências das ações tópicas, considerando a questão da intencional idade discursiva, além do contexto no qual esses atores interagem, tendo em vista estabelecermos uma tipologia discursiva que pudesse otimizar o processo de ensino-aprendizagem de forma mais construtiva. Nessa perspectiva, detectamos que há dois tipos básicos de discursos que funcionam na sala de aula, no tocante ao ensino dos conteúdos, quais sejam o Discurso Informativo e o Discurso Formativo. Esses discursos, quando considerados do ponto de vista do tópico discursivo, caracterizam-se pela seguinte estrutura: D.I. - Tópico Informativo Global e Local e D.F. - Tópico Formativo Global, Local e Relacional. A partir daí, propomos utilizar tais dados para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, acreditando que o uso do discurso informativo vs discurso formativo poderá otimizar o trabalho de construção dos sentidos, favorecendo um maior rendimento do alunado, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa.#$&Abstract: This research analyses classrooms speeches, in a view of teaching contents, by the use of the mother language. Therefore considering that every classroom speech is heterogeneous, we tried to analyse the functioning of the discursive topic, as well as the occurrences of topic actions, taking in account the matter of the discursive intencionality, beyond the context in which these actors interect having in sight the establishment of a discursive typology that would optimize the teaching learning process in a more constructive way. In this perspective, we detected that there are two basic kinds of speeches that function in the classroom, concerning the teaching of the contents, both the informative and formative speech. These speeches, when considered from the point of view of the discursive topic, are characterized by the following structure: I.S. - Global and Local Informative Topic and F. S . - Global, Local and Relational Formative Topic. From this point we propose to use such data for a process improvement of the teaching-learning in the classroom, believing that the use of the informative speech opposing formative speech would optimize the work of construction of the senses favouring a better learning of the students, contributing to a significant learning.