Unidades escolares de 1o. grau em Teresina (PI) : uma proposta de renovação /

Análise da Organização Escolar de 1º grau em Teresina, Piauí à luz da Teoria de Sistemas Abertos para oferecer elementos que a levem a reestruturar e superar possíveis marcas do sistema fechado. Partiu do pressuposto que analisando a escola de 1o grau à luz da Teoria de Sistemas Abertos poderia cont...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alverga, Naide Ribeiro de., Ara ujo Maria Marta de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/29487
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Descrição
Resumo:Análise da Organização Escolar de 1º grau em Teresina, Piauí à luz da Teoria de Sistemas Abertos para oferecer elementos que a levem a reestruturar e superar possíveis marcas do sistema fechado. Partiu do pressuposto que analisando a escola de 1o grau à luz da Teoria de Sistemas Abertos poderia contribuir com idéias e sugestões para minimizar problemas de ordem administrativa e pedagógica, admitindo-se características próprias a essa teoria como importação de energia, entrofia negativa. Deu-se realce à interdependência escola meio ambiente, a dupla capacidade da escola influenciar o meio e ser por ele influenciada. Foi ressaltado, ainda, necessidade de um sistema aberto de pensamento por parte de diretores de unidades, possibilitando manejo eficiente para problemas atuais da administração escolar. Os procedimentos metodológicos empregados fundamentaram-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo. Como principal instrumento, de coletas de dados, empregou-se roteiro, entrevista aplicada individualmente aos noventa diretores das escolas estudadas. A pesquisa demonstrou que as unidades escolares de Teresina são sistemas fechados por não apresentarem interdependência com meio ambiente e seus diretores não serem dotados de sistema aberto de pensamento. Foram feitas recomendações a nível institucional, a nível de formação acadêmica e pessoal e oferecidas sugestões.