Livro paradidático : uma porta aberta para o ensino de geografia /

Este trabalho tem como objetivo apresentar como se deu a elaboração do livro paradidático O Castigo Veio a Cavalo, um material didático que possibilita ao professor de Geografia trabalhar os conteúdos da referida disciplina, além dos conceitos de lugar e paisagem, por meio de uma perspectiva regiona...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Izabel Cristina da., Albano, Gleydson Pinheiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23736
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho tem como objetivo apresentar como se deu a elaboração do livro paradidático O Castigo Veio a Cavalo, um material didático que possibilita ao professor de Geografia trabalhar os conteúdos da referida disciplina, além dos conceitos de lugar e paisagem, por meio de uma perspectiva regional. Assim, parte-se do pressuposto de que a leitura escrita é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, além da relevância de se levar em consideração a vivência do aluno. Cabe destacar que os livros paradidáticos são materiais que praticamente não são utilizados pelos docentes de Geografia. Embora saibam da existência deles no contexto escolar e de suas possibilidades de uso, ainda não conseguem inseri-los no ambiente de sala de aula. Dessa maneira, foi elaborado um material a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de Geografia. Produziu-se, assim, uma obra na qual a personagem Beli narra sua aventura com seus amigos Léo e Tajuba pela Região do Seridó Potiguar. No percurso dessa jornada, os alunos leitores vão descobrir aspectos econômicos, culturais, sociais e históricos da Região do Seridó, que darão subsídio para o professor trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia abordados no 6º ano do Ensino Fundamental. Levaram-se em consideração os atrativos que aguçam os alunos na escolha de um livro, além de usar uma linguagem menos formal. Para o educador, preparou-se uma proposta metodológica a partir do enredo do livro, mas cabe ressaltar que não é um receituário, posto que a melhor estratégia é aquela que conduz o aluno ao aprendizado, de modo que o professor é quem conhece a realidade dos seus alunos. Por fim, esperamos que esse livro contribua para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, incentivando os docentes a utilizar esse recurso didático.#$&This paperwork intends to present the drafting and creation of the supplementary book O Castigo Veio a Cavalo, an educational material that allows Geography teachers to work on matters such as place and scenery throughout a local point of view. Therefore, the main assumption is that both reading and writing are fundamental to the teachinglearning process. It is also imperative that we take in consideration the student s life experiences. It is worth highlighting that supplementary books are rarely used tools by Geography lecturers. Although they are aware of such existence and its capabilities in the scholar context, they are yet not certain of how to insert them inside classroom walls. Hence, because of the difficulties shown by both lecturers and students of the 6th grade Elementary School, this book. In this work, the main character Beli tells her adventure along with her friends, Léo and Tajuba, across the Seridó Potiguar region. In their journey, the readers are going to learn about the socio-economic and cultural aspects of the area. This will make easier for the teachers to work on Geography s most important subjects and concepts with their 6th grade students. In the elaboration, it was also took in consideration what students consider the most appealing aspects of a book. The storyline presents a methodological proposal for teaching, but it s necessary to highlight that such a proposal is not mandatory. The best strategy in apprenticeship is the one who leads the students towards learning, and the teacher, who knows his students better, is the one who should choose it. Finally, we hope that this book plays a role on the teaching-learning process and stimulate the lectures to use it as a didactic tool.