Da senzala ao palco canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930 /
Analisa o sucesso nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mun...
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Resumo: | Analisa o sucesso nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a interiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra, no formato ePub2, é composta por uma introdução, nove capítulos e uma conclusão, com 201 imagens e 47 fonogramas e 5 vídeos que podem ser acessados através de links ao longo do texto. Como todos os volumes da coleção Históri@ Ilustrada, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente. Acesse o vídeo Canções escravas e racismo nas Américas no canal do Cecult - Históri@ Illustrada no youtube. |
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