Preservação digital na gestão da informação um modelo processual para as instituições de ensino superior /
Propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. Analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequ...
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Endereço do item: | https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113727/ISBN9788579833335.pdf?sequence=1&isAllowed=y |
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oai:localhost:123456789-1774492023-07-17T15:08:31Z Preservação digital na gestão da informação um modelo processual para as instituições de ensino superior / Grácio, José Carlos Abbud. Propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. Analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo. Analisa ainda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação. O tema é importante para as universidades: geradoras de grandes volumes de conteúdos científico, tecnológico, cultural, artístico, essas instituições têm normalmente como meta compartilhar esse conhecimento com a sociedade. As universidades também produzem inúmeros documentos administrativos que servem de referência para os gestores e colaboradores das instituições de modo geral e, como os conteúdos, precisam ser preservados, pois irão formar sua memória. Se a digitalização de todo esse material é, porém, algo inevitável, há um desafio a ser enfrentado: lidar com uma tecnologia que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes. 0 2022-10-06T22:12:49Z 2022-10-06T22:12:49Z 2012. Digital 025.85(0.034.1) G731p 9788579833335 262128 https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113727/ISBN9788579833335.pdf?sequence=1&isAllowed=y https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113727/ISBN9788579833335.pdf?sequence=1&isAllowed=y |
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Propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. Analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo. Analisa ainda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação. O tema é importante para as universidades: geradoras de grandes volumes de conteúdos científico, tecnológico, cultural, artístico, essas instituições têm normalmente como meta compartilhar esse conhecimento com a sociedade. As universidades também produzem inúmeros documentos administrativos que servem de referência para os gestores e colaboradores das instituições de modo geral e, como os conteúdos, precisam ser preservados, pois irão formar sua memória. Se a digitalização de todo esse material é, porém, algo inevitável, há um desafio a ser enfrentado: lidar com uma tecnologia que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes. |
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